Pauta da 1ª reunião de pais e mestres de 2011
Público
envolvido: Diretor escolar, coordenadora pedagógica, vice-diretora, professores
e pais.
Escolas
envolvidas – Eraldo Tinôco e Josiney Hipólito.
Local:.............................................................................
Horário:.................................
Objetivo:
Conscientizar os pais sobre a importância da assiduidade e a contribuição da
família no processo de aprendizagem dos filhos.
Estabelecer
um parceria com a escola para a otimização das ações.
Conteúdo:
Procedimento
metodológico:
· Boas vindas com uma leitura em slide
· Realização de uma dinâmica
· Apresentação do quadro de funcionários da escola e
turmas e possíveis mudanças.
· Levantar algumas questões para verificar o que os pais
já tem acompanhado do processo ensino aprendizagem?
· O que vocês já puderam acompanhar do trabalho desenvolvido até o momento?
· O que oferecemos de positivo ? Quais as suas
inquietações? E quais sugestões vocês podem compartilhar para qualificar melhor
nosso trabalho?
· Exposição do resultado do 1º diagnostico de base
alfabética a fim de que os pais tomem conhecimento de como estamos iniciando o
ano letivo.
· De que forma podemos contribuir para melhorar esses dados
diagnosticados?
· Relato dos professores sobre o desempenho do grupo e o
que está sendo ensinado .
· Em relação ao ensino que a instituição vem transmitido
tem sido satisfatório?
· Convidar a psicologia para ministrar a palestra sobre ...
· Agradecimentos.
Colégio Muncipal Eraldo Tinôco
Diretora Escolar: Maria Amália M. Silva Almeida
Coordenadora Pedagógica:
Viviany Guedes Nascimento Farias
Professores: Educação
Infantil ao 5º ano
Pauta de Reunião de Funcionários
Objetivos:
· Avaliar
ações inovadoras e de incentivo à liderança democrática.
· Avaliar
a organização do trabalho presente na escola e sugerir alternativas.
Conteúdo:
· O
ambiente da escola: a importância do trabalho em equipe.
Procedimentos:
· Acolhimento
com uma leitura de uma mensagem;
· Questões
para refletir as mudanças acorridas nos profissionais da escola;
_
O que vêem ocorrendo de positivo em nosso ambiente de trabalho?
_
Com relação aos pontos negativos discutidos na reunião anterior, vocês perceberam melhoras ou não?
· Retomar
com a leitura da ata anterior para verificar o que foi considerado fragilidade
e hoje como podemos avaliar;
· Apresentar
os direitos e deveres dos funcionários;
· Apresentar
o Progestão aos funcionários para que eles tomem conhecimento da formação que está
acontecendo que alguns assuntos que iremos discutir foi retirado deste
material;
· Por
que a escola tem que introduzir ações e decisões coletivas?
· Instigar o grupo a falar a partir de
questionamentos sobre:
-
Individualismo;
_
Relações interpessoal.
· Quis os obstáculos que enfrentamos no ambiente
coletivo de trabalho?
· Que
ações a escola já fez que vocês consideram uma gestão democrática
participativa?
· Depois
de ouvir apresentar os pontos pensados pela equipe gestora.
· O
que vocês acham? Concordam ou não? O que
acrescentar?
· Que
sugestões vocês dariam para aprimorar a gestão democrática e estimular ações
inovadoras capazes de modificar o ambiente de trabalho na escola?
· Expor
ponto definidos pela equipe gestora que ainda precisam ser fortalecidos no
aprimoramento da gestão;
· Consolidação
do conteúdo com slides;
· Agradecimentos.
Pauta
de encontro com os pais do II Bimestre
Colégio:
Municipal Eraldo Tinoco e Josiney Hipólito
Público envolvido: Pais, professores, diretor, vice-diretor,
coordenador.
Data:____/___/_____
Objetivos:
· Despertar
ou incentivar a leitura de livros de literatura pelos pais e comunidade do
entorno de modo a contribuir paras sua formação pessoal;
· Criar
condições de fomento à leitura para a comunidade local e pais.
Conteúdo:
Formação leitora.
Estratégias formativas:
· Apresentação
dos objetivos e conteúdo do encontro;
· Mensagem
reflexiva sobre leitura;
· Leitura
por uma criança;
· Acolhimento
com uma banqueta de livros e indicação literária por professor, vice-diretor,
coordenador e diretor de alguns livros;
· Levantamento
de informações por meio de questões a
fim de conhecer os hábitos de leitura pelos pais:
*
Quantos livros vocês já leram?
*Qual
tipo de livro você gosta ou costuma ler?
*Deque
forma você tem acesso os livres?
*Costuma
ir a livrarias ou bibliotecas?
*Quais
os motivos que impedem de ler?
*De
que forma a leitura chega até você?
· Apresentar
fundamentação teórica sobre a leitura através de slaid;
· Reapresentar
projeto Institucional de Leitura destacando ações que são desenvolvidas pela
escola e o que pretendemos realizar.
· Analisar
resultados de indicadores de qualidade do PIL avaliado pela escola para que os
pais possam verificar fragilidades e avanços;
· Sensibilização
com imagens demonstrando momentos de leitura pela escola;
· Propor
aos pais uma freqüência para retirada de livros e leitura na sala.
Escolas envolvidas: Colégio Municipal Eraldo Tinôco e
Colégio
Municipal Josiney Hipólito
Público: Diretor, Coordenador, Vice-diretores e Professores
Local: Espaço Escolar
Horário: 18:30hs às 21:00hs
Pauta do Conselho do 3º Bimestre
Objetivos.
*
Desenvolver um olhar cuidadoso a cerca dos resultados alcançados ou não no 3º bimestre a fim de que se tomem
decisões que ajudem a superar as fragilidades.
*
Articular o que foi ensinado e avaliado bem como o rendimento por disciplina
cruzando os dados com aprovação/reprovação, evasão e transferência.
*
Mapear os alunos que não conseguem rendimento satisfatório e que tem uma
probabilidade de ficarem retidos.
Procedimentos
*
Acolhimento com uma mensagem ou dinâmica.
*
leitura da ata realizada no conselho do II bimestre
*
Abrir discussão a partir do que foi relatado na ata anterior.
Como foi a aprendizagem e a situação de ensino no bimestre anterior?
Quais os instrumentos de avaliação vocês utilizaram para avaliar o que
foi ensinado dentro dos vários contextos?
Quais os indicadores de aprendizagem das crianças?
Os resultados analisados atenderam as suas expectativas? Com relação as
metas foram alcançadas? O que permanece, retira ou acrescenta?
Pensando no nível de aprendizagem de alguns alunos quais os fatores
consideráveis como interferência para que eles obtenham melhores desempenhos?
Listar todos os fatores como também investimentos que a instituição já
tem feito e o que ainda é preciso se fazer.
Apresentação dos dados acadêmicos com exposição dos resultados dos
diagnósticos do sistema escrita, mapeamento da unidade por disciplina, quadro
de distorção idade série e de aprendizagem de alguns alunos do 5º ano para
todos responsabilizem não só pelos dados da sua sala mas também o da escola, já
que a equipe deve zelar pelo nome da instituição.
Analisando a tabela com relação ao marco inicial ou até mesmo o
resultado do diagnóstico anterior? Quais as projeções para o próximo?
Observando o mapeamento da unidade , ocorreu alterações? Em quê?
Distribuir cópias do quadro de distorção idade/série e de aprendizagem
de alguns do 5º ano para que o grupo observe e façam reflexões.
Diante do quadro de distorção, o que vocês pontuam de aspectos que
favorece para o crescimento de aluno com distorção idade/série? O que
precisamos fazer para evitar o índice elevado com alunos nesta situação?
Analisando o quadro do 5º ano e o registro que uma turma onde logo
estará de submetendo ao exame do MEC, que considerações são feitas por vocês?
Concordam coma elaboração deste material? O que mudaria ou acrescentaria?
Oportunizar um momento para os docentes socializarem o processo
ensino/aprendizagem da sua turma via registro reflexivo.
Finalmente abrir espaço para relembrar sobre a formação leitora na
comunidade, na escola e informar a reestruturação do Projeto Institucional pela
equipe gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário