sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Algumas pautas de alguns trabalhos pedagógicos


Pauta da 1ª reunião de pais e mestres de 2011

         Público envolvido: Diretor escolar, coordenadora pedagógica, vice-diretora, professores e pais.
        
         Escolas envolvidas – Eraldo Tinôco e Josiney Hipólito.
         Local:.............................................................................
         Horário:.................................
        
         Objetivo: Conscientizar os pais sobre a importância da assiduidade e a contribuição da família no processo de aprendizagem dos filhos.
         Estabelecer um parceria com a escola para a otimização das ações.
         Conteúdo:
Procedimento metodológico:
·       Boas vindas com uma leitura em slide
·       Realização de uma dinâmica
·       Apresentação do quadro de funcionários da escola e turmas e possíveis mudanças.
·       Levantar algumas questões para verificar o que os pais já tem acompanhado do processo ensino aprendizagem?
·       O que vocês já puderam acompanhar  do trabalho desenvolvido até o momento?
·       O que oferecemos de positivo ? Quais as suas inquietações? E quais sugestões vocês podem compartilhar para qualificar melhor nosso trabalho?
·       Exposição do resultado do 1º diagnostico de base alfabética a fim de que os pais tomem conhecimento de como estamos iniciando o ano letivo.
·       De que forma podemos contribuir para melhorar esses dados diagnosticados?
·       Relato dos professores sobre o desempenho do grupo e o que está sendo ensinado .
·       Em relação ao ensino que a instituição vem transmitido tem sido satisfatório?
·       Convidar a psicologia para ministrar  a palestra sobre ...
·       Agradecimentos. 



Colégio Muncipal Eraldo Tinôco
Diretora Escolar: Maria Amália M. Silva Almeida
Coordenadora Pedagógica: Viviany  Guedes Nascimento Farias          
Professores: Educação Infantil ao  5º ano
Pauta de Reunião de Funcionários
Objetivos:
·       Avaliar ações inovadoras e de incentivo à liderança democrática.
·       Avaliar a organização do trabalho presente na escola e sugerir alternativas.

Conteúdo:

·       O ambiente da escola: a importância do trabalho em equipe.

Procedimentos:

·       Acolhimento com uma leitura de uma mensagem;
·       Questões para refletir as mudanças acorridas nos profissionais da escola;
_ O que vêem ocorrendo de positivo em nosso ambiente de trabalho?
_ Com relação aos pontos negativos discutidos na reunião anterior, vocês  perceberam melhoras ou não?
·       Retomar com a leitura da ata anterior para verificar o que foi considerado fragilidade e hoje como podemos avaliar;
·       Apresentar os direitos e deveres dos funcionários;
·       Apresentar o Progestão aos funcionários para que eles tomem conhecimento da formação que está acontecendo que alguns assuntos que iremos discutir foi retirado deste material;
·       Por que a escola tem que introduzir ações e decisões coletivas?
·        Instigar o grupo a falar a partir de questionamentos sobre:
- Individualismo;
_ Relações interpessoal.
·        Quis os obstáculos que enfrentamos no ambiente coletivo de trabalho?
·       Que ações a escola já fez que vocês consideram uma gestão democrática participativa?
·       Depois de ouvir apresentar os pontos pensados pela equipe gestora.
·       O que vocês acham? Concordam ou não? O que  acrescentar?
·       Que sugestões vocês dariam para aprimorar a gestão democrática e estimular ações inovadoras capazes de modificar o ambiente de trabalho na escola?
·       Expor ponto definidos pela equipe gestora que ainda precisam ser fortalecidos no aprimoramento da gestão;
·       Consolidação do conteúdo com slides;
·       Agradecimentos.


Pauta de encontro com os pais do II Bimestre

Colégio: Municipal Eraldo Tinoco e Josiney Hipólito
Público envolvido:  Pais, professores, diretor, vice-diretor, coordenador.
Data:____/___/_____
Objetivos:
·       Despertar ou incentivar a leitura de livros de literatura pelos pais e comunidade do entorno de modo a contribuir paras sua formação pessoal;
·       Criar condições de fomento à leitura para a comunidade local e pais.
Conteúdo: Formação leitora.
Estratégias formativas:
·       Apresentação dos objetivos e conteúdo do encontro;
·       Mensagem reflexiva sobre leitura;
·       Leitura por uma criança;
·       Acolhimento com uma banqueta de livros e indicação literária por professor, vice-diretor, coordenador e diretor de alguns livros;
·       Levantamento de informações por meio de questões  a fim de conhecer os hábitos de leitura pelos pais:
* Quantos livros vocês já leram?
*Qual tipo de livro você gosta ou costuma ler?
*Deque forma você tem acesso os livres?
*Costuma ir a livrarias ou bibliotecas?
*Quais os motivos que impedem de ler?
*De que forma a leitura chega até você?
·       Apresentar fundamentação teórica sobre a leitura através de slaid;
·       Reapresentar projeto Institucional de Leitura destacando ações que são desenvolvidas pela escola e o que pretendemos realizar.
·       Analisar resultados de indicadores de qualidade do PIL avaliado pela escola para que os pais possam verificar fragilidades e avanços;
·       Sensibilização com imagens demonstrando momentos de leitura pela escola;
·       Propor aos pais uma freqüência para retirada de livros e leitura na sala.





Escolas envolvidas: Colégio Municipal Eraldo Tinôco e
                                   Colégio Municipal Josiney Hipólito
Público: Diretor, Coordenador, Vice-diretores e Professores
Local: Espaço Escolar
Horário: 18:30hs às 21:00hs


Pauta do Conselho do 3º Bimestre

Objetivos.
*  Desenvolver um olhar cuidadoso a cerca dos resultados alcançados  ou não no 3º bimestre a fim de que se tomem decisões que ajudem a superar as fragilidades.
*  Articular o que foi ensinado e avaliado bem como o rendimento por disciplina cruzando os dados com aprovação/reprovação, evasão e transferência.
*  Mapear os alunos que não conseguem rendimento satisfatório e que tem uma probabilidade de ficarem retidos.

Procedimentos
                   
*  Acolhimento com uma mensagem ou dinâmica.
*  leitura da ata realizada no conselho do II bimestre
*  Abrir discussão a partir do que foi relatado na ata anterior.

  Como foi a aprendizagem e a situação de ensino no bimestre anterior?
  Quais os instrumentos de avaliação vocês utilizaram para avaliar o que foi ensinado dentro dos vários contextos?
  Quais os indicadores de aprendizagem das crianças?
  Os resultados analisados atenderam as suas expectativas? Com relação as metas foram alcançadas? O que permanece, retira ou acrescenta?
  Pensando no nível de aprendizagem de alguns alunos quais os fatores consideráveis como interferência para que eles obtenham melhores desempenhos?
  Listar todos os fatores como também investimentos que a instituição já tem feito e o que ainda é preciso se fazer.
  Apresentação dos dados acadêmicos com exposição dos resultados dos diagnósticos do sistema escrita, mapeamento da unidade por disciplina, quadro de distorção idade série e de aprendizagem de alguns alunos do 5º ano para todos responsabilizem não só pelos dados da sua sala mas também o da escola, já que a equipe deve zelar pelo nome da instituição.
  Analisando a tabela com relação ao marco inicial ou até mesmo o resultado do diagnóstico anterior? Quais as projeções para o próximo?
  Observando o mapeamento da unidade , ocorreu alterações? Em quê?
  Distribuir cópias do quadro de distorção idade/série e de aprendizagem de alguns do 5º ano para que o grupo observe e façam reflexões.
  Diante do quadro de distorção, o que vocês pontuam de aspectos que favorece para o crescimento de aluno com distorção idade/série? O que precisamos fazer para evitar o índice elevado com alunos nesta situação?
  Analisando o quadro do 5º ano e o registro que uma turma onde logo estará de submetendo ao exame do MEC, que considerações são feitas por vocês? Concordam coma elaboração deste material? O que mudaria ou acrescentaria?
  Oportunizar um momento para os docentes socializarem o processo ensino/aprendizagem da sua turma via registro reflexivo.
  Finalmente abrir espaço para relembrar sobre a formação leitora na comunidade, na escola e informar a reestruturação do Projeto Institucional pela equipe gestora.





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