sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto didático - Aves do Sertão


Colégio Municipal Eraldo Tinôco
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento Farias
Diretora: Maria Amália Messias Silva de Almeida
Professoras: Adelma Fernandes de Souza e Anecí Torres
Modalidade Organizativa – Seqüência Didática – Tema : As Aves
Recorte temático – Aves do Sertão
Conteúdo – Leitura – Ler em contexto de estudo
Série: 3º Ano A e B.
Justificativa:
         A leitura envolve a busca de significado de um texto e se processa à medida em que o leitor consiga interagir com ele. Sabemos, no entanto, que essa interação é diferenciada para cada leitor e depende de seus conhecimentos sobre o assunto e de seus interesses.
         Com o propósito de proporcionar aos alunos do 3] ano o desenvolvimento de habilidades e estratégias para a aprendizagem e ou aperfeiçoamento da leitura e compreensão de texto, optamos por trabalhar com uma atividade seqüenciada de leitura em contexto de estudo, através de textos informativos sobre “As Aves”, tendo como foco “As aves do sertão”, visto que é um tema que desperta bastante interesse e curiosidade em todo grupo.
         Uma prática de leitura na sala de aula deve permitir várias leituras, já que o significado do texto se constrói pela interpretação do leitor a partir do seu conhecimento prévio e dos elementos que lhe são apresentados no processo de investigação do texto. No entanto no decorrer dessa seqüência os alunos terão a oportunidade de ler diferentes textos informativos, mesmo sem saber ler convencionalmente, procurando atribuir significado ao texto através de estratégias de leitura: de seleção, antecipação, inferência e verificação.
         O ato de ler consiste, pois, no processo de informação de um texto escrito com a finalidade de interpretá-lo.

O que se espera que os alunos aprendam:
1-Em Língua Portuguesa:
Prática de leitura
*Ler textos informativos utilizando estratégias de antecipação, seleção, inferência e verificação;
*Obter informações através da leitura de textos informativos sobre As Aves do Sertão;
*Sublinhar informações relevantes numa leitura de estudo ou trabalho;
*Adequar as modalidades de leitura ( exploratória ou exaustiva, pausada ou rápida...) aos propósitos que se está lendo;
*Ler e organizar informações em forma de nota e de ficha-técnica;
*Fazer relação entre textos com os mesmos temas.

Práticas de escrita
*Produzir textos informativos ditando-os para o professor.
*Colaborar em situações de produção coletiva de textos, acompanhando seu desenvolvimento, dando idéias a cerca do que deve ser escrito, suprindo, modificando, etc...
*Revisar coletivamente o texto.
*Planejar o que vai escrever.
Comunicação Oral
*Praticar de diferentes situações expondo oralmente opiniões, defendendo ponto de vista sobre o tema, respeitando as opiniões contrárias;
*Comunicar o que leu a outros com objetividade e articulação das idéias.
Em ciências naturais
*Saber o que são as aves.
*Conhecer algumas aves do sertão;
*Identificar características das aves trabalhadas.
Etapas previstas
*Seleção de textos para estudo sobre Aves;
*Compartilhar a proposta de trabalho, promovendo uma roda de conversa sobre a temática;
*Levantamento dos conhecimentos prévios e curiosidades da classe sobre o assunto;
*Elaboração da seqüência didática;
*Ler mais de um texto sobre o mesmo animal.

Cronograma de aulas:
Aula 1- Socialização da proposta de trabalho para os alunos, apresentando inicialmente slides com imagens de diversos animais para identificação das aves.
__Promover uma conversa sobre o tema com o propósito de mapear os conhecimentos prévios.
__Apresentar um quadro que deverá ser preenchido ao longo da seqüência a partir das seguintes questões: O que já sei? O que gostaria de saber? O que aprendi?
__Registrar no quadro o que já sabem e o que querem descobrir.
Aula 2- Apresentar um texto informativo sobre As Aves;
__Realizar a leitura informativa pelo professor;
__Dividir a sala em duplas (alfabéticos e pré-alfabéticos), oferecendo uma cópia do texto para cada uma dupla;
__Desenvolver a leitura exploratória, por parágrafo;
__Selecionar informações relevantes sobre o texto.
Aula 3_ Retomar com o texto informativo sobre as Aves, explorando os subtítulos Digestão, reprodução e órgãos dos sentidos
__Retomar com o texto já trabalhado;
__Leitura exploratória;
__Localização de informações mais relevantes no texto.
Aula 4 __Prosseguir com o texto da aula anterior para explanar o assunto e depois oferecer inícios dos textos e fichas com palavre-chave para fazer correspondência a cada parte do texto. Durante o desenvolvimento da atividade realizar acompanhamento fazendo intervenções e depois fazer a leitura coletiva dos textos com a intenção de ouvir as hipóteses dos alunos solicitando que justifiquem a escolha da seleção de palavras-chave. Continuando tomar notas de informações importante, sobre o assunto.
Aula 5__Esclarecer para a turma a continuidade dos estudos e que eles irão conhecer e se aprofundando especificamente sobre As Aves do Sertão. Comunicar ao grupo que inicialmente iremos estudar um pouco sobre o sertão e depois prosseguir com As Aves do Sertão. Levantar os conhecimentos a cerca do que sabem ou não sobre a temática a partir de algumas reflexões:
Vocês já ouviram falar sobre o sertão? O que vocês sabem? Gostariam de saber um pouco sobre o lugar? O que vocês acham que fazem parte do sertão?
Depois de dialogar com as crianças, explorar sobre o sertão fazendo uso de imagens e sistematizar com a leitura de um texto informativo para sublinhar informações importantes.
Aula 6__ Apresentar para as crianças que iremos estudar sobre os tipos de aves que existe no sertão informando o nome de cada uma delas. Depois ouvir e listar os nomes das aves conhecidas pelo grupo para depois confirmar dentre aquelas as quais pertencem ao sertão. Comunicar a proposta de leitura para os alunos onde receberão fichas contendo nome dos tipos de aves como também os textos que informam sobre cada tipo. Realizar a exposição dos textos sem os títulos para desenvolver o trabalho de leitura onde alguns realizarão a litura dos textos e outros localizarão os nome nas fichas para solicitar com o que foi lido.
Aula 7__ Organizar com a classe uma lista com os nomes de algumas aves encontradas no sertão a partir da leitura de fichas. Deixar claro como vai ser desenvolvido o processo da atividade e que a sala será organizada em dupla.
Aula 8__ Leitura do texto “Os maiores inimigos da natureza”. Apresentar imagens que retratam problemas que as aves enfrentam e questionar o que aquelas imagens representam e depois distribuir o texto contendo informações para que as duplas leiam e socializam conhecimentos adquiridos, seguindo acontecerá a leitura do texto pela pró para a sistematização do conteúdo com anotações importantes sobre o que foi estudado.
Aula 9__ Como as Aves do sertão são protegidas. Retomar aprendizagens adquiridas pelas crianças na aula anterior e informar a continuidade do que vai ser estudado questionando o que eles sabem sobre a proteção das Aves e quais as ações devem ser feita pelas pessoas. Nesse momento tudo que eles falem, listar na lousa para confirmar com a leitura do texto. Distribuir o texto sobre o assunto para eles lerem com o propósito de localizar informações do que já foi feito para proteger a natureza. Caso tenha dificuldade informar o parágrafo que traz essa informação e verificar também se as ações antecipadas pelo grupo corresponde com as que o texto apresenta ou não para acrescentar na lista construída.
Aula 10__ Apresentar um quadro que deverá ser preenchido ao longo da seqüência enquanto os alunos lêem cada texto. Levantamento dos conhecimentos das crianças do primeiro texto que traz informações sobre----------------e seguindo, distribuir o texto pedindo que tentem ler, depois realizar a leitura compartilhada para explorar as informações e tomar nota no quadro do que aprenderam de mais relevante.
Aula 11__ Iniciar a atividade de leitura com o primeiro texto que traz informações sobre o Anu Preto e antecedendo esse processo os alunos terão oportunidade de falar sobre o que sabem e nesse momento retomar o quadro para preencher e seguindo, distribuir o texto para leitura e exploração com preenchimento de uma ficha técnica.
Aula 12__ Apresentar o segundo texto sobre outra ave para realizar a leitura com o propósito de localizar uma informação a partir de uma questão norteadora e tomar nota.
Aula 13__ Disponibilizar mais um texto informativo sobre outra ave para realizar a leitura com compreensão a partir de questões norteadoras. Propor a leitura silenciosa, compartilhada e exploratória para depois socializar o que aprendeu ao ler o texto como também as informações localizadas das questões que foram propostas.
Aula 14__  Oferecer dois textos com informações sobre duas aves para que as crianças leiam e tentem preencher um quadro com informações de cada ave. Depois de preenchido socializar comparando e analisando diferenças e semelhanças.
Aula 15__ Apresentar um novo texto sobre uma ave para que tentem realizar a leitura e seguindo fazer uma leitura coletiva com o propósito de explorar a idéia central de cada parágrafo destacando.
Aula 16__ Informar que estudaremos sobre outra ave. Levantar conhecimentos sobre a Ave. Oferecer uma compreensão leitora sobre o texto. Disponibilizar um texto com informações sobre a ave para leu cim o propósito de preencher uma ficha técnica.
Aula 17__

Aula 18__ Sistematização do trabalho com a produção de um painel contendo informações relevantes sobre o que foi estudado durante todo processo. Essa atividade será feita em grupo ou no coletivo sob o apoio do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário