Colégio Municipal Eraldo Tinôco
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento Farias
Diretora: Maria Amália Messias Silva de Almeida
Professoras: Adelma Fernandes de Souza e Anecí Torres
Modalidade Organizativa – Seqüência Didática – Tema : As Aves
Recorte temático – Aves do Sertão
Conteúdo – Leitura – Ler em contexto de estudo
Série: 3º Ano A e B.
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento Farias
Diretora: Maria Amália Messias Silva de Almeida
Professoras: Adelma Fernandes de Souza e Anecí Torres
Modalidade Organizativa – Seqüência Didática – Tema : As Aves
Recorte temático – Aves do Sertão
Conteúdo – Leitura – Ler em contexto de estudo
Série: 3º Ano A e B.
Justificativa:
A leitura envolve a busca de
significado de um texto e se processa à medida em que o leitor consiga
interagir com ele. Sabemos, no entanto, que essa interação é diferenciada para
cada leitor e depende de seus conhecimentos sobre o assunto e de seus
interesses.
Com o propósito de proporcionar aos
alunos do 3] ano o desenvolvimento de habilidades e estratégias para a
aprendizagem e ou aperfeiçoamento da leitura e compreensão de texto, optamos
por trabalhar com uma atividade seqüenciada de leitura em contexto de estudo,
através de textos informativos sobre “As Aves”, tendo como foco “As aves do
sertão”, visto que é um tema que desperta bastante interesse e curiosidade em
todo grupo.
Uma prática de leitura na sala de aula
deve permitir várias leituras, já que o significado do texto se constrói pela
interpretação do leitor a partir do seu conhecimento prévio e dos elementos que
lhe são apresentados no processo de investigação do texto. No entanto no
decorrer dessa seqüência os alunos terão a oportunidade de ler diferentes
textos informativos, mesmo sem saber ler convencionalmente, procurando atribuir
significado ao texto através de estratégias de leitura: de seleção,
antecipação, inferência e verificação.
O ato de ler consiste, pois, no
processo de informação de um texto escrito com a finalidade de interpretá-lo.
O que se espera que
os alunos aprendam:
1-Em Língua
Portuguesa:
Prática de leitura
*Ler textos
informativos utilizando estratégias de antecipação, seleção, inferência e
verificação;
*Obter informações
através da leitura de textos informativos sobre As Aves do Sertão;
*Sublinhar
informações relevantes numa leitura de estudo ou trabalho;
*Adequar as
modalidades de leitura ( exploratória ou exaustiva, pausada ou rápida...) aos
propósitos que se está lendo;
*Ler e organizar
informações em forma de nota e de ficha-técnica;
*Fazer relação entre
textos com os mesmos temas.
Práticas de escrita
*Produzir textos
informativos ditando-os para o professor.
*Colaborar em
situações de produção coletiva de textos, acompanhando seu desenvolvimento,
dando idéias a cerca do que deve ser escrito, suprindo, modificando, etc...
*Revisar
coletivamente o texto.
*Planejar o que vai
escrever.
Comunicação Oral
*Praticar de diferentes situações expondo oralmente
opiniões, defendendo ponto de vista sobre o tema, respeitando as opiniões
contrárias;
*Comunicar o que leu
a outros com objetividade e articulação das idéias.
Em ciências naturais
*Saber o que são as
aves.
*Conhecer algumas
aves do sertão;
*Identificar
características das aves trabalhadas.
Etapas previstas
*Seleção de textos
para estudo sobre Aves;
*Compartilhar a
proposta de trabalho, promovendo uma roda de conversa sobre a temática;
*Levantamento dos
conhecimentos prévios e curiosidades da classe sobre o assunto;
*Elaboração da
seqüência didática;
*Ler mais de um texto
sobre o mesmo animal.
Cronograma de aulas:
Aula 1- Socialização da proposta de trabalho para os
alunos, apresentando inicialmente slides com imagens de diversos animais para
identificação das aves.
__Promover uma
conversa sobre o tema com o propósito de mapear os conhecimentos prévios.
__Apresentar um
quadro que deverá ser preenchido ao longo da seqüência a partir das seguintes
questões: O que já sei? O que gostaria de saber? O que aprendi?
__Registrar no quadro
o que já sabem e o que querem descobrir.
Aula 2- Apresentar um texto informativo sobre As
Aves;
__Realizar a leitura
informativa pelo professor;
__Dividir a sala em
duplas (alfabéticos e pré-alfabéticos), oferecendo uma cópia do texto para cada
uma dupla;
__Desenvolver a
leitura exploratória, por parágrafo;
__Selecionar
informações relevantes sobre o texto.
Aula 3_ Retomar com o texto informativo sobre as
Aves, explorando os subtítulos Digestão, reprodução e órgãos dos sentidos
__Retomar com o texto
já trabalhado;
__Leitura
exploratória;
__Localização de
informações mais relevantes no texto.
Aula 4 __Prosseguir com o texto da aula anterior para
explanar o assunto e depois oferecer inícios dos textos e fichas com
palavre-chave para fazer correspondência a cada parte do texto. Durante o
desenvolvimento da atividade realizar acompanhamento fazendo intervenções e
depois fazer a leitura coletiva dos textos com a intenção de ouvir as hipóteses
dos alunos solicitando que justifiquem a escolha da seleção de palavras-chave.
Continuando tomar notas de informações importante, sobre o assunto.
Aula 5__Esclarecer para a turma a continuidade dos
estudos e que eles irão conhecer e se aprofundando especificamente sobre As
Aves do Sertão. Comunicar ao grupo que inicialmente iremos estudar um pouco
sobre o sertão e depois prosseguir com As Aves do Sertão. Levantar os
conhecimentos a cerca do que sabem ou não sobre a temática a partir de algumas
reflexões:
Vocês já ouviram
falar sobre o sertão? O que vocês sabem? Gostariam de saber um pouco sobre o
lugar? O que vocês acham que fazem parte do sertão?
Depois de dialogar
com as crianças, explorar sobre o sertão fazendo uso de imagens e sistematizar
com a leitura de um texto informativo para sublinhar informações importantes.
Aula 6__ Apresentar para as crianças que iremos
estudar sobre os tipos de aves que existe no sertão informando o nome de cada
uma delas. Depois ouvir e listar os nomes das aves conhecidas pelo grupo para
depois confirmar dentre aquelas as quais pertencem ao sertão. Comunicar a
proposta de leitura para os alunos onde receberão fichas contendo nome dos
tipos de aves como também os textos que informam sobre cada tipo. Realizar a
exposição dos textos sem os títulos para desenvolver o trabalho de leitura onde
alguns realizarão a litura dos textos e outros localizarão os nome nas fichas
para solicitar com o que foi lido.
Aula 7__ Organizar com a classe uma lista com os nomes
de algumas aves encontradas no sertão a partir da leitura de fichas. Deixar
claro como vai ser desenvolvido o processo da atividade e que a sala será
organizada em dupla.
Aula 8__ Leitura do texto “Os maiores inimigos da
natureza”. Apresentar imagens que retratam problemas que as aves enfrentam e
questionar o que aquelas imagens representam e depois distribuir o texto
contendo informações para que as duplas leiam e socializam conhecimentos
adquiridos, seguindo acontecerá a leitura do texto pela pró para a
sistematização do conteúdo com anotações importantes sobre o que foi estudado.
Aula 9__ Como as Aves do sertão são protegidas.
Retomar aprendizagens adquiridas pelas crianças na aula anterior e informar a
continuidade do que vai ser estudado questionando o que eles sabem sobre a
proteção das Aves e quais as ações devem ser feita pelas pessoas. Nesse momento
tudo que eles falem, listar na lousa para confirmar com a leitura do texto.
Distribuir o texto sobre o assunto para eles lerem com o propósito de localizar
informações do que já foi feito para proteger a natureza. Caso tenha
dificuldade informar o parágrafo que traz essa informação e verificar também se
as ações antecipadas pelo grupo corresponde com as que o texto apresenta ou não
para acrescentar na lista construída.
Aula 10__ Apresentar um quadro que deverá ser
preenchido ao longo da seqüência enquanto os alunos lêem cada texto.
Levantamento dos conhecimentos das crianças do primeiro texto que traz
informações sobre----------------e seguindo, distribuir o texto pedindo que
tentem ler, depois realizar a leitura compartilhada para explorar as
informações e tomar nota no quadro do que aprenderam de mais relevante.
Aula 11__ Iniciar a atividade de leitura com o primeiro
texto que traz informações sobre o Anu Preto e antecedendo esse processo os
alunos terão oportunidade de falar sobre o que sabem e nesse momento retomar o
quadro para preencher e seguindo, distribuir o texto para leitura e exploração
com preenchimento de uma ficha técnica.
Aula 12__ Apresentar o segundo texto sobre outra ave
para realizar a leitura com o propósito de localizar uma informação a partir de
uma questão norteadora e tomar nota.
Aula 13__ Disponibilizar mais um texto informativo
sobre outra ave para realizar a leitura com compreensão a partir de questões
norteadoras. Propor a leitura silenciosa, compartilhada e exploratória para
depois socializar o que aprendeu ao ler o texto como também as informações
localizadas das questões que foram propostas.
Aula 14__ Oferecer dois textos
com informações sobre duas aves para que as crianças leiam e tentem preencher
um quadro com informações de cada ave. Depois de preenchido socializar
comparando e analisando diferenças e semelhanças.
Aula 15__ Apresentar um novo texto sobre uma ave para
que tentem realizar a leitura e seguindo fazer uma leitura coletiva com o
propósito de explorar a idéia central de cada parágrafo destacando.
Aula 16__ Informar
que estudaremos sobre outra ave. Levantar conhecimentos sobre a Ave. Oferecer
uma compreensão leitora sobre o texto. Disponibilizar um texto com informações
sobre a ave para leu cim o propósito de preencher uma ficha técnica.
Aula 17__
Aula 18__ Sistematização do trabalho com a produção de
um painel contendo informações relevantes sobre o que foi estudado durante todo
processo. Essa atividade será feita em grupo ou no coletivo sob o apoio do
professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário