quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto de animais marinhos


Escola Municipal Eraldo Tinôco
Pró: Joseane Ribeiro Rodrigues
Série: Grupo 05
Coordenadora: Viviany GuedesNascimento Farias
Diretora: Maria Amália Messias Silva  Almeida
Projeto- Ler para estudar
Área de ensino: Linguagem Oral e Escrita
Leitura exploratória com textos informativos
Duração: será desenvolvido durante 1 trimestre.
Propósito comunicativo: Passeata na comunidade com os alunos caracterizados de animais marítimos
Público alvo: Comunidade local
Empreendimento: Produção de cartazes com informações sobre os animais marítimos



Apresentação

Considerando a criança um ser global onde o efetivo, o cognitivo e o simbólico estão integrados, levando-os a sentir, pensar, agir e representar, inteirando o meio físico onde a troca de experiências, os significados, as ideias serão construídas e partilhadas.
A temática do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, pois os animais, em geral tem uma importante presença em seu mundo cotidiano ( desenhos animados, histórias, jogos, etc), além disso, possuem um importante caráter  de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este projeto pode ser trabalhado de forma interdisciplinar e não somente na área de língua, trabalhado em sua totalidade, torna um projeto mais amplo e abrangente com atividades prazerosas e atrativos para crianças.
A experiência com o tema Animais Marítimos “Fundo do mar” proporcionará momentos agradáveis, visto que o fundo do mar por se  já é um ambiente atraente, convidativo e desafiador, os envolverão bastante com as atividades propostas no decorrer do projeto.
Venha conosco pegar uma carona com os animais para o fundo do mar.




Justificativa

Levando em consideração a realidade em que vive nossas crianças e a busca incessante de conhecer e experimentar novas sensações e desafios. A curiosidade de conhecer o fantástico mundo  do fundo mar, oferecido pela mídia, mundo este que se encontra um tanto distante da realidade em que vivem, faz com que nós educadores, fiquemos responsáveis por viabilizar estas diferentes experiências, para que as crianças se tornem capazes de construir  novos conhecimentos. Optei por trabalhar com a leitura exploratória de textos informativos com a temática Fundo do mar por ser um tema pertinente e excitante, com o qual as crianças mesmo sem ter contato direto com o mar  conhecendo  apenas na TV, demonstra curiosidade e interesse em descobrir e conhecer os animais e a vida no mar. Será disponibilizado para os alunos um estudo de observação por fatos, filmes, leitura de textos para tomar notas, para análise das características dos animais, ficha técnica, podendo assim ampliar seu universo a respeito do tema.





Objetivos
·        Reconhecer semelhanças e diferenças entre os animais;
·        Usar estratégias de leitura para localizar informações no texto;
·        Fazer com que os alunos identifiquem os animais existentes no fundo no mar;
·        Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais e o meio ambiente, aprendendo a respeitá-lo;
·        Exercitar a habilidade de observação dos animais, suas características, habitat...
·        Apresentar vídeos, filmes, slide com imagens, músicas sobre o tema;
·        Levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, o que gostariam de saber exercitando assim a comunicação oral de informações com os colegas;
·        Utilizar estratégias de leitura e escrita para ler mesmo que não seja a leitura convencional;
·        Participar das atividades que envolvam histórias, brincadeiras¸ jogos que envolvam o tema;
·        Desenvolver a possibilidade de ampliação de seu repertório de conhecimento a respeito do mundo social e natural;
·        Compreender a importância de cada um desses animais para a manutenção do ecossistema marítimo.

Etapas

·        Imaginação de uma viajem ao mar;
·        Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e o que gostavam de saber;
·        Coleta de informações sobre animais do mar, suas características, habitat, reprodução e outros curiosidades;
·        Estudo dos textos informativos sobre os animais marítimos;
·        Apresentação de slide – filmes e músicas sobre o tema;
·        Atividades de base alfabética envolvendo o tema ( cruzadinha, alfabeto móvel, caça-palavra).
·        Leitura exploratória;
·        Desenvolvimento de jogos e brincadeiras ( dominó- quebra-cabeça- jogo da memória;
·        Estudos dos textos informativo (tomar notas, ficha técnica¸ compreensão leitora)

Lista de animais que serão estudados

·        Tubarão
·        Baleia
·        Cavalo-marinho
·        Arraia
·        Polvo
·        Estrela do mar
·        Ostra
·        Tartaruga
·        Caranguejo
·        Lagosta
·        Corais

Temas transversais

Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade, trabalho coletivo em compartilhar descobertas, meio ambiente, natureza e sociedade.

 Áreas em que poderão ser trabalhados com o projeto

Linguagem
Nomear diferentes tipos de animais marinhos
Leitura exploratória- Ler para estudar
Ler para aprender a escrever
Estudo de letras , palavras e textos
Compreensão leitora
Leitura de histórias
Produção de história com fantoches e brinquedos
Construção de pequenos textos coletivos sobre os animais- Culinária- (Receitas)

Matemática
Quantidade de bichos- ( noções de adição)
Pesos de medidas e volume
Jogos matemáticos envolvendo agrupamentos, classificação, seriação, cor e etc).
Situações-problema envolvendo adição e subtração.
Noções de tempo, diferenças e semelhanças
Trabalho com gráficos e tabelas
Pescaria envolvendo as operações

Ciências naturais e sociais
Ambiente natural
Animais ( cobertura do corpo, alimentação, reprodução, nascimento, vertebrados e invertebrados, utilidade e cuidados);
Estudo de plantas (algas);
Assistir o filme que cantam sobre animais marinhos(Ex: Nemo explorando quais os animais e outras vidas marinhas);
Documentário sobre as tartarugas (desovas e volta ao mar);
Apresentação ou (criar) um peixinho ( aquário) moradia( habitat)
Animais em extinção e extintos;
Preservação do meio ambiente( flora e fauna)
Poluição do mar
Os perigos causados por alguns animais ( com o tubarão e arraia peixe pedra, etc;

Arte e Recreação
Músicas
Como pode o peixe vivo
Ted, o polvo
Caranguejo não é peixe
Música do som do mar
Peixe vivo- Se eu fosse um peixinho
De maré
Dobradura do peixe
Painel do fundo do mar
Pescaria
Confecção de tartaruga com garrafa pet
Pintura e colagem0
Exposição de bichinhos marinhos de pelúcia.
Jogo da memória
Jogo de dominó




Avaliação

O trabalho com projeto permite que a avaliação seja um processo continuo na sala de aula através da observação do comportamento do aluno, comprimento das tarefas, atitudes positivas ou negativas com relação ao trabalhos capacidade de cooperação e etc.
Neste projeto a avaliação dar-se mediante.
A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades;
A compreensão dos conteúdos em estudo;
A participação dos alunos na leitura realizando antecipações, seleção, inferência a respeito do assunto;
Observação de animais expostos e etc. Diante do maior problema enfrentado pela humanidade no momento e falta de consciência da mesma a respeito do “aquecimento global e suas consequências” cabe a nós educadores  darmos a nossa contribuição tentando conscientizar os alunos para desenvolvimento e preservação do meio ambiente, para que as futuras gerações possa vir a existir.





















Cronograma de aulas

1-     ___/___/______ :apresentar o projeto, deixando claro para o grupo, o que, como, será desenvolvido o trabalho, e qual o seu propósito. Conhecer os bichos do mar, como vivem, o que comem, como se reproduzem, curiosidades, os cuidados e ameaças.
Para disparar o projeto. Disponibilizar para o grupo. Um momento relaxante de exercitação da imaginação, com uma dinâmica,onde,levados ao som do mar e engajados  por indicações da pró, imaginarem que estão viajando pelo mar. O mar  é lindo ( o que estão vendo?).
Para demonstrar como foi sua viajem, oferecer aos alunos uma folha para que desenhe tudo que viram durante sua viajem.
2-___/___/______ :Fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre quais animais do mar
# Você já viu o mar? Já foi á praia?
#Conhece alguns animais que vivem no mar?  Quais?
#Onde você viu?
#O que mais sabem?
#O que eles comem?
#Eles nadam?
Só achamos animais do mar só no mar?
Gostariam de aprender mais sobre estes e outros animais?
O que mais querem saber ?
Os animais do mar dorme?
Eles tem boca?
Eles tem nariz?
Eles tem cabelo?
Eles tem mãos ou patas?
Eles botam ovos? Ou será que o filhinho nasce da barriga?
Eles morrem?
Apresentar um slaid com imagens de animais do mar. Solicitar que prestem atenção nas suas características;
Conversar_ gostaram dos animais?
Quais dos animais que apareceram nas imagens vocês conhecem?
Alunos falam.
Deixar a conversa fluir até os alunos demonstrarem interesse e participação;
Atividade: Montar um quadro. O que sabemos.  que queremos saber?

3-___/___/______Iniciar a aula com exposição de um painel com gravuras dos animais a serem estudados;
Comunicar os alunos que desenvolveremos uma listagem com o nome de todo os animais a serem trabalhados durante o projeto;
Informar os alunos que a sala será dividida em duplas a fim de escreverem os nomes dos animais, fazendo uso do alfabeto móvel.
Esclarecer que todos os alunos deverão contribuir para a escrita, dos nomes dos animais, um auxiliando o outro.
-Intervir quando necessário para que avancem em suas hipóteses de leitura e escrita.
-Solicitar que os alunos registrem a listagem em uma atividade oferecida pela pró.

   Cavalo-marinho

4-___/___/______-Informar aos alunos que continuaremos trabalhando com o projeto animais marítimos;
- Comunicar a classe que trataremos a respeito do cavalo-marinho;
Levantar questionamentos:
- O que sabem sobre os cavalos-marinho?
-Eles se parecem com cavalos terrestres? Qual a semelhança? 
-Como será que nascem os bebês cavalo-marinho?
-Quem fica gravido?
-Nascem ovos ou não?
-Onde ficam guardados os ovos?
Apresentar a imagem do cavalo-marinho grávido para sistematização dos conhecimentos trazidos e melhor entendimento do texto que será oferecido pela pró;
Tecer comentários sobre a imagem, questionando-os:
·        O que acabaram de ver correspondem ao que já sabiam?
Apresentar o texto informativo sobre o cavalo-marinho.realizar leitura do mesmo;
Questionar:
·        O texto trouxe algo novo, que ainda não sabiam? O que?
Para sistematizar a aula acrescentar ao painel, curiosidades (escrita) sobre o cavalo-marinho;
Tartaruga marinha

5-___/___/______- Informar os alunos que continuaremos trabalhando com o projeto Animais Marítimos, que hoje trataremos sobre as tartarugas;
Iniciar a aula com a leitura da história   - A viagem de tamar- A tartaruga verde-do-mar de Angelo Machado;
Conversa sobre a história e questionar:
·        Será que a vida das tartarugas são mesmo assim?
·        O que mais vocês sabem sobre as tartarugas?
·        Quantos anos podem viver uma tartaruga?
·        Por que estar ameaçada de extinção?
·        Tem algum projeto que as protegem?
·        Quem é seu maior predador?
Apresentar um texto informativo sobre as tartarugas;
Tecer comentários sobre o texto;
·        Acrescentou mais algumas informações sobre as tartarugas que não sabiam?
Para sistematizar a aula, construir um quadro comparativo, para verificar semelhanças e diferenças entre elas e o cavalo-marinho estudado na aula anterior;
Tubarão
6-___/___/______-Comunicar o grupo que prosseguimos com o estudo sobre a vida dos animais marítimos;
-organizar um círculo no centro da sala, espalhando partes enumeradas de um quebra-cabeça( tubarão);
Comunicar que desenvolveremos uma brincadeira de perguntas e respostas sobre o mar a medida que vão sendo respondidas as questões, uma parte do animal será revelada, montando as peças para descobrir qual o animal a ser estudado.
Terminando o quebra-cabeça, realizar um levantamento dos conhecimentos já adquiridos pelo grupo sobre o tubarão, questionando-os;
·        Que animal foi montado?
·        Já viram este animal? Tem medo? Por quê?
·        O que sabem sobre eles?
Apresentar um texto que relata informações sobre o tubarão, lendo-o em voz alta para que todos tenham acesso as informações;
Explanação do texto lido;
Propor aos alunos a leitura exploratória coletiva do texto, localizando informações importantes no mesmo;
Oferecer uma atividade- Tomar notas e listar estas informações;
Caranguejos
7-___/___/______- Informar os alunos que continuaremos com o estudo sobre os animais do mar e trataremos sobre os caranguejos;
Iniciar a aula organizando os alunos em rodinha para ouvir com atenção a música- Caranguejo não é peixe, para sistematização do conteúdo;
·        O que sabem sobre os caranguejos?
·        Onde vivem? Como se
·        Por que as pessoas capturam os caranguejos?
Apresentar um texto que traz informações sobre os caranguejos no cartaz;
Tecer comentários sobre o texto.
·        O que entenderam sobre os textos?
·        Trouxe alguma informação nova? O que?
Distribuir texto para os alunos onde eles irão usar hipóteses de leitura para tentar ler o mesmo;
Para sistematizar a aula oferecer aos alunos uma ficha técnica que será preenchida com a ajuda da pró;
Polvos
8-___/___/______- Informar os alunos que prosseguiremos com o trabalho sobre animais do mar e que falaremos hoje sobre os polvos;
Iniciar a aula organizando os alunos em círculo;
Disponibilizar para os alunos em trecho do DVD da Xuxa, Ted o polvo;
Comentário sobre o vídeo?
Você já viu em algum lugar?
Eles tem pernas? Ou são braços ?
Quantos tentáculos?
Oferecer ao grupo um texto informativo sobre os polvos;
Discussão sobre o texto;
Realizar leitura exploratória localizando informações pertinentes no mesmo;
Para sistematizar a aula oferecer aos alunos uma atividade de jogo dos 7 erros;
Baleia
9-___/___/______- Informar os alunos que trabalharemos com o projeto Animais do Mar;
Iniciar a aula com a leitura da história A baleia que fala;
Conversa sobre a história;
Buscar no painel fundo do mar, o animal a ser estudado;
·        Vocês conhecem este animal?
·        Como se chama? Onde vive? É mamífero?
Apresentar para o grupo um texto informativo;
Tecer comentários sobre o texto;
Realizar leitura exploratória localizando informações importante no texto;
Oferecer aos alunos uma atividade de caça-palavras referente ao animal trabalhado;
Ex: Baleia, mamífero- água.
Estrela do mar
10-___/___/______- Comunicar ao grupo que prosseguiremos com o estudo sobre a vida dos animais do mar;
Organizar um círculo no centro da sala, apresentando uma imagem do animal a ser estudado. ( Estrela do mar).
Convidar os alunos a discutirem sobre o animal;
·        Que animal é este?
·        O que sabem sobre ele?
·        O que gostariam de saber sobre ele?
    Apresentar um texto que relata informações sobre as estrelas do mar, lendo em voz alta para que todos se apossem dessas informações;
Discutir sobre o que foi lido;
Realizar leitura exploratória buscando informações solicitadas pela pró;
Propor aos alunos uma atividade que conterá questionamento sobre o texto;
Ostra
11-___/___/______- Informar a aula que prosseguiremos com o estudo sobre os animais do mar;
Iniciar a aula apresentando ao grupo uma imitação colar de pérolas;
Levantar questionamentos:
·        Por que será que a pró trouxe este colar?
·        Você sabe como são chamados a continha deste colar?
·        Como será que são produzidas?
·        Será que algum animal as produzem? Qual? Ou em fabricas?
Apresentar um texto que relata informações sobre o animal em questão;
Investigar junto aos alunos:
·        O texto correspondeu a suas expectativas?
·        Descobriu quem fabrica e como são produzidas as pérolas?
Discutir sobre o texto lido: Leitura exploratória;
Oferecer o material necessário para confeccionarem um colar com continhas ( pérolas);
Corais
12-___/___/______- Apresentar a imagem de corais do mar;]
Levantamento de questionamentos:
·        A imagem apresentada. O que você acha que é? Planta ou bicho?
·        Eles se alimentam de que?
·        Tem alguma função do mar?
Disponibilizar aos alunos um texto que trará informações a respeito dos corais;
Abrir espaço para que cada aluno de posse de uma cópia do texto busque informações solicitadas pela pró, realizando uma leitura exploratória do mesmo;
Para sistematizar a aula, oferecer aos alunos uma atividade onde responderão questionamentos referentes ao texto;
13-___/___/______- Informar aos alunos que continuaremos trabalhando com o projeto Animais Marítimos;
Iniciar a aula voltando ao painel Fundo do mar;
Observar os animais trabalhados e curiosidades sobre cada um;
Espalhar os nomes dos animais em estudo em meios a outros para problematização ( leitura);
Convidar alguns alunos para realizar leitura;
Solicitar que os alunos convidados localizem as fichas com os nomes dos animais e façam a colagem adequadamente;
Para descontrair oferecer aos alunos um jogo de dominó com os animais marítimos;
14-___/___/______- Apresentação do projeto na área da escola para todo o grupo escolar.Apresentando um desfile com alunos caracterizados dos animais do mar, e relatando curiosidades e informações sobre estes animais.


















“ Por trás da mão que pega o lápis , dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”
Emilia Ferreiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário