sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pauta da formação continuada-Produção de Texto


Logotipo PMI
Secretária Municipal de Educação
Setor de coordenação pedagógica

Pauta da formação continuada
Coordenadora pedagógica: Viviany Guedes Nascimento Farias
Data: 04/08/2011

# Objetivos:
·        Qualificar as práticas profissionais dentro do contexto de produção de texto considerando propósito, condições didáticas, etapas e textualização;
·        Possibilitar reflexão sobre o uso das sequências didáticas, por que e como usá-las no ensino dos gêneros textuais em sala de aula;
·        Empreender boas aulas no tocante a produção de texto de maneira que qualifique as aprendizagens dos educandos.
# Conteúdo
Produção textual- Propósito didáticos e comunicativos, condições didáticas para produção textual no interior da seqüência didática;
# Procedimentos formativos
·        Acolhida com uma mensagem no slide “ferramentas”;
·        Formação do educador leitor- Leitura pela pró Roseli do texto bíblico_ Salmo 91;
·        Momento de indicação literária;
·        Apresentação da pauta expondo superficialmente o trabalho a ser desenvolvido durante o encontro;
·        ODI- Levantamento de conhecimentos prévios a partir dos seguintes questionamentos:
_ A partir de quando a escola deve ensinar a produzir textos? Por que é importante? Enfatizar os propósitos comunicativos e didáticos.
·        ODII- Apresentar em slide dois textos – uma redação e outro dentro de um gênero “reportagem” com o propósito de diagnosticar os saberes e não saberes e não saberes do grupo a partir de algumas questões: Registro individual das respostas.
·        _ Quais dos dois textos se aproxima daqueles que foram ensinados a produzir na escola?
·        _ Qual das duas está mais parecida “a cara” das produções dos nossos alunos?
·        _ Quais as condições didáticas que precisam ser oferecidas para os alunos a produzirem textos? Em qual das duas produções é possível ver que tais condições foram oferecidas?

·        ODIII - Desenvolver uma dinâmica onde cada participante recebe uma frase pra lê e enumerar de acordo com a ordem dos passos de uma sequência didática de produção;

·        ODIV- Aprofundar os conhecimentos sobre condições didáticas oferecendo uma seqüência para produção de texto “reportagem turística” para analisar as etapas utilizadas.
·        ODV- Estudo do texto “ Condições didáticas para produção de textos e  análise do material da EQV para verificar quais foram as condições oferecidas para produção textual com destino escrito com os seguintes propósitos:
_ Retomar as respostas feitas individualmente para vê o que acrescenta com a leitura dos materiais, o que não consegue fazer bem ainda, o que destaca para orientar o trabalho de produção no segundo semestre e que relações podem ser feitas entre o texto e as discussões com aula da professora da EQV.
·        ODVI- Socialização pelo grupo dos pontos importantes dos textos;
·        ODVII- Sistematização através de slide “ Ensinar a leitura e a escrita a partir de gêneros o que já sabemos?
·        ODVIII- Distribuir entre os participantes uma folha com cartão. – Distribuir entre participantes um tabuleiro e uma folha com cartões. Pedir que ordenasse os cartões. Conferindo a seqüência e percurso utilizado.
·        ODIX- Avaliação do encontro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário