Secretária Municipal de Educação
Setor
de coordenação pedagógica
Pauta da formação continuada
Coordenadora
pedagógica: Viviany Guedes Nascimento Farias
#
Objetivos:
·
Qualificar as práticas profissionais
dentro do contexto de produção de texto considerando propósito, condições
didáticas, etapas e textualização;
·
Possibilitar reflexão sobre o uso das
sequências didáticas, por que e como usá-las no ensino dos gêneros textuais em
sala de aula;
·
Empreender boas aulas no tocante a
produção de texto de maneira que qualifique as aprendizagens dos educandos.
#
Conteúdo
Produção
textual- Propósito didáticos e comunicativos, condições didáticas para produção
textual no interior da seqüência didática;
#
Procedimentos formativos
·
Acolhida com uma mensagem no slide
“ferramentas”;
·
Formação do educador leitor- Leitura
pela pró Roseli do texto bíblico_ Salmo 91;
·
Momento de indicação literária;
·
Apresentação da pauta expondo
superficialmente o trabalho a ser desenvolvido durante o encontro;
·
ODI- Levantamento de conhecimentos
prévios a partir dos seguintes questionamentos:
_ A partir de quando a
escola deve ensinar a produzir textos? Por que é importante? Enfatizar os
propósitos comunicativos e didáticos.
·
ODII- Apresentar em slide dois textos –
uma redação e outro dentro de um gênero “reportagem” com o propósito de
diagnosticar os saberes e não saberes e não saberes do grupo a partir de
algumas questões: Registro individual das respostas.
·
_ Quais dos dois textos se aproxima
daqueles que foram ensinados a produzir na escola?
·
_ Qual das duas está mais parecida “a
cara” das produções dos nossos alunos?
·
_ Quais as condições didáticas que
precisam ser oferecidas para os alunos a produzirem textos? Em qual das duas
produções é possível ver que tais condições foram oferecidas?
·
ODIII - Desenvolver uma dinâmica onde
cada participante recebe uma frase pra lê e enumerar de acordo com a ordem dos
passos de uma sequência didática de produção;
·
ODIV- Aprofundar os conhecimentos sobre
condições didáticas oferecendo uma seqüência para produção de texto “reportagem
turística” para analisar as etapas utilizadas.
·
ODV- Estudo do texto “ Condições
didáticas para produção de textos e
análise do material da EQV para verificar quais foram as condições
oferecidas para produção textual com destino escrito com os seguintes
propósitos:
_ Retomar as respostas
feitas individualmente para vê o que acrescenta com a leitura dos materiais, o
que não consegue fazer bem ainda, o que destaca para orientar o trabalho de
produção no segundo semestre e que relações podem ser feitas entre o texto e as
discussões com aula da professora da EQV.
·
ODVI- Socialização pelo grupo dos pontos
importantes dos textos;
·
ODVII- Sistematização através de slide “
Ensinar a leitura e a escrita a partir de gêneros o que já sabemos?
·
ODVIII- Distribuir entre os
participantes uma folha com cartão. – Distribuir entre participantes um
tabuleiro e uma folha com cartões. Pedir que ordenasse os cartões. Conferindo a
seqüência e percurso utilizado.
·
ODIX- Avaliação do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário