quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto Institucional de leitura



 Secretaria municipal de educação
COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINÔCO
AVENIDA EDGARD SANTOS, S/N
RUMO  ITAETÊ  - BA


Colégio Municipal Eraldo Tinôco
Diretora Pedagógica: Gardênia Maria Guedes Nascimento
Supervisora técnica Edna Maria V. de Souza
Coordenadora Pedagógica: Viviany Guedes N. Farias
Diretora Escolar: Maria Amália M. Silva Almeida
Professores: Educação Infantil ao 5º Ano


PROJETO INSTITUCIONAL DE LEITURA



TÍTULO: O mundo encantado  da leitura
PERÍODO:  Ano Letivo
PROPÓSITO:

         Favorecer que todos os estudantes, educadores, profissionais da escola e comunidade escolar como um todo tenham acesso a leitura, de modo que se constituam leitoras e que sejam multiplicadores na própria comunidade.
Apresentação:
Àqueles que fazem da sala de aula um projeto de vida e, da leitura, um caminho para a construção de um sociedade melhor.



SUMÁRIO


Apresentação...................................................................04
Justificativa.....................................................................05
Objetivo geral..................................................................07
Objetivos específicos........................................................07
Expectativas   de aprendizagem......................................08
Metas a serem cumpridas até o final de 2011................14
Cronograma de ações.......................................................15




















APRESENTAÇÃO

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry Thoreao

O presente trabalho foi desenvolvido para atingir a comunidade local, no intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções, já que a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para indivíduo compreender o mundo, compartilhar das experiências.
         Busca-se ainda nesse projeto conduzir alunos e professores à comunidade, onde farão apresentações com uso de fantoches de palito, leitura de textos de gêneros diferente, convites às famílias para visitar a biblioteca da escola e utilizar os livros, com propósito que a própria comunidade possa estar levando-o a leitura para os alunos nas salas de aulas e até mesmo no seu convívio familiar.
         Pensando nisso, o projeto “ O mundo encantado da leitura”, foi desenvolvido pela equipe gestora juntamente com os docentes, com o intuito de enfatizar a leitura, no sentido de sensibilizar e despertar nos educadores, crianças, e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se educadores-leitores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e mundo, resgatando a identidade cultural e local.Acreditamos também que para criar leitores, é necessário que o cerquemos de textos de todos os gêneros, que os textos sejam impossível ignorá-los. Essa  premissa serviu também para nós implantarmos um projeto que faça ponte entre livros, alunos e comunidade, pois acreditamos que quem forma leitores, cria cidadãos.




JUSTIFICATIVA

 A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde sonhos e a vida prática,  imaginário e o real, os ideais e sua possível realização...
Nelly Novaes Coelho

         Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educados têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda categoria docente.
         Participar de uma comunidade de leitores, escolhendo leituras a realizar, comentando o que leu, indicando livros compartilhando dúvidas, preferências e impressos são essenciais para a formação de novos leitores. Esse projeto apresenta um contexto extremamente favorável para a construção dessas práticas.
         Para a escola ele é um instrumento valioso porque valoriza o papel dos professores enquanto leitores-modelo para as crianças criam um ambiente de troca e construção de saberes entre seu corpo docente e faz com que a escola se constitua de maneira mais ampla numa comunidade de leitores de literatura.
         Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta na escola dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização do educando.
         De acordo com Koch e Elias (2006:10-11), a concepção de leitura na escola deve ser focada na interação entre autor, texto e leitor, baseada na concepção dialógica da língua, na qual os sujeitos são vistos como atores/ construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores.
         Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura nos estudantes, pois, acredita-se que somente através do interesse do próprio  leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita, já que o sentido de um texto é construído na interação texto sujeitos e não algo que preexista a essa interação.
         Nesse contexto percebemos que o desenvolvimento de leitores proficientes não se dá espontaneamente. É necessário instrumentalizar o estudante para que se aprenda a ler – processo que vai muito além do que a decifração de palavras. Essa convicção nos remete a afirmar que o gosto e o prazer de ler é um fator de extrema importância e necessidade, mas que deve eximir-se da obrigatoriedade de tarefas complementares que possam desvirtuá-lo do seu real sentido.
         Os Parâmetros Curriculares Nacionais embasam essa afirmativa referendando a leitura sempre como um meio, nunca um fim. Isso significa que devemos encantar a criança, enfeitiçá-la com o prazer que vem dos livros e isso não se forja com obrigações. Desse modo, consideramos que o papel do leitor mais experiente é divulgar a importância da leitura, incentivá-la, disseminá-la em todo e qualquer recanto. Assim, mediante as paradoxais circunstâncias de baixo desempenho dos alunos e crescentes exigências sociais, necessário se faz que cada cidadão tome para si a missão de ser um semeador da informação e da formação.
         Por isso acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla de mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive. Certamente, tornar-se-á um sujeito autônomo, capaz de compartilhar a leitura, interpretar, discutir, assumir posição crítica, adequar a uma modalidade de leitura, apreciar e sentir envolvimento e prazer no ato de ler.


        







OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural .

Objetivos específicos:
· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
* Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais, éticos e teológicos, visando atender à formação geral do educando.





EXPECTATIVA DE APRENDIZAGENS

Diretor Escolar
·        Formação de um espaço permanente de reflexão e fomento à leitura nas escolas;
·        Comprometimento com o fomento à leitura com a formação de uma comunidade escolar leitora- professores, funcionários, crianças e suas famílias;
·        Inserção dos Projetos Internacionais de Leitura no Projeto Político Pedagógico da escola;
·        Inclusão de Ações do Projeto na pauta nos encontros de formação dos professores;
·        Gestão do Projeto Institucional de Leitura, bem como organização de biblioteca, ou salas de leitura incentivando e acompanhando permitindo o empréstimo para alunos, funcionários e pais;
·        Incentivo ao envolvimento de toda equipe escolar no processo de formação leitora não apenas nas salas de  aula;
·        Apoio aos professores na organização dos contos de leitura e aumento do uso da biblioteca na sala de aula;
·        Ampliação do acervo bibliográfico da escola com diferentes gêneros;
·        Motivar a participação de professores nos eventos de promoção e incentivo a à leitura;
  Coordenador
·        Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação de professores na implementação da prática de leitura em sala de aula;
·        Formação de professores leitores para as crianças;
·        Apoio aos professores na organização dos contos de leitura e aumento do uso da biblioteca;
·        Garantia do acesso aos livros para toda a comunidade leitora da escola, em especial para as crianças;
·        Inclusão de ações do projeto na pauta de reuniões com professores;
·        Alimentar sistematicamente o planejamento dos professores para o trabalho com a leitura;
·        Planejar junto aos professores a participação das crianças nos encontros literários;
·        Implementar atividades para a construção de comportamentos leitores;
·        Inserção do Projeto Institucional de Leitura no Projeto Político da escola.
Conteúdos:
·        Condições institucionais para a formação de leitores;
·        O papel do gesto na formação de uma comunidade leitora;
·        Projetos Institucionais de fomento da leitura;
·        Comportamento leitores envolvidos na leitura por prazer;

Comunidade do entorno
·        Aproximação com o universo infantil e transmissão de práticas de leitura que lhes agradavam quando pequenos;
·        Maior participação na vida escolar dos filhos e acesso ao acervo de livros  e outros materiais impressos;
·        Envolvimento nos eventos literários da escola;
·        Valorização da leitura como um processo de crescimento pessoal;
·        Apoiar a comunidade da escola na realização das ações do projeto;
·        Realizar empréstimos de livros na biblioteca da escola.
Professores
·        Desenvolvimento do gosto pessoal pela leitura e valorização da leitura diária para as crianças;
·        Postura de leitores modelos;
·        Aumento da circulação de livros  de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível ás crianças;
·        Professores se aproximando do acervo da escola;
·        Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária;
·        Ampliação do universo literário dos professores e da frequência da escolha de livros  da leitura por prazer;
·        Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro da leitura por prazer;
·        Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da escrita;
·        Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar opiniões.
        Estudantes       
·        Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária, leitura de professores e funcionários da escola, dos empréstimos de livros;
·        Manuseio de livros presentes no contato da leitura;
·        Evidências de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso direto;
·        Aumento da frequência e diversidade do repertório de histórias indicadas com suas favoritas;
·        Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para seleção de livros pré- deletos e argumentação com os colegas;
·        Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
·        Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
·        Definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Indicadores de resultados
_ Gestão Escolar           Coordenador e diretor
·        Existência de Projeto Institucional  envolvendo pais e comunidade;
·        Investimento de parte dos recursos dos programas PDDE na aquisição de acervo literário qualificado;
·        Elaboração de pautas de formação com funcionários, pais, comunidade tendo em vista a implementação de Projetos de leitura nas escolas;
·        O planejamento e estruturação das ações para atender a comunidade do entorno;
·        Realização de reuniões para tratar dos recursos destinados a aquisição de acervo literário para a escola;
·        A elaboração e encaminhamento de documentos solicitando a doação de livros.
Educadores
·        Realizando leitura para os alunos;
·        Promovendo situações para que se posicionem como leitores e escritores;
·        Selecionar livros de qualidade;
·        Elaborando e executando projetos de leitura;
·        Conhecendo o acervo literário da escola;
·        Realizando empréstimo de livros na biblioteca;
·        Selecionar previamente os textos que serão lidos considerando os interesses dos estudantes e sua faixa etária;
·        Garante na rotina diária aula de leitura pelo professor;
·        Organiza o ambiente de modo acolhedor a fim de favorecer a escuta atenta por parte do estudante;
·        Comunica suas impressões pessoais sobre o texto;
Estudantes
·        Lendo livros de diferentes gêneros livre escolha e ou direcionados pelo professor;
·        Realizando empréstimos de livros;
·        Desenvolvendo comportamentos leitores e escritores;
·        Fazendo referência e realizando indicação de livros que leu;
·        Frequentando o espaço da biblioteca  da escola;
·        Aproximando-se da linguagem que se escreve por meio da escuta de textos variados lidos  pelo professor;
·        Ajustando a modalidade de leitura ao propósito e ao gênero;
·        Ampliando o repertório de histórias que eles conhecem e familiarizando-os;
·        Construindo hábitos de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
Comunidade e pais
·        Participando das ações da escola estabelecendo parceria entre a escola e a comunidade;
·        Lendo para e com seus filhos;
·        Utilizando os espaços de leitura na escola e realizando empréstimos de livros;
·        Constituindo-se bons leitores;
·        Aproximando-se do universo da escrita e dos portadores textuais;
·        Presente e atuante na escola como contadora e ou leitora de histórias.









METAS A SEREM CUMPRIDAS ATÉ O FINAL DE 2011

·     Realizar 100% das ações elencadas no PPP (Projeto Político Pedagógico) e no Plano de Ação da escola.
·      Realizar pelo menos duas viagens ao ano com os alunos a lugares históricos, culturais e naturais.
·     Criar mecanismo de intercâmbio com as escolas da sede, povoados de Colônia e de Bananeiras.
·     Realizar a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pela escola em feiras e na internet.
·     Realizar uma gincana literária ao término do primeiro semestre.
·     Envolver 100% dos funcionários nos eventos literários da escola.
·     Garantir que 60% dos alunos estejam envolvidos com a dramaturgia com vistas para a leitura com um processo de crescimento interno e de formação humana.















        
        
        



















Cronograma de Ações
Metas
Ações
Responsáveis
Onde fazer ?
Quando fazer ?
Como fazer
100% do grupo escolar frequentando a biblioteca na escola
Organização do acervo para empréstimo
Diretora
Vice, Coordenadora,  Professores e Funcionários
Secretaria escolar e/ou sala de informática
Março – Maio
Empréstimo protocolado
Cronograma de turmas organizados por dia
Atrair crianças para o espaço de leitura 100%
Dinamizar o espaço de leitura
Diretora
Vice, Coordenadora, Professores e Funcionários
Secretaria escolar, sala de aula e/ou informática
Março - Dezembro
Murais de incentivo a leitura, caixas ornamentadas, tapetes para leitura, puffs.
Empréstimo de livros a comunidade
Organizar materiais para empréstimo protocolado a comunidade
Diretora
Vice, Coordenadora e Professores e Funcionários
Secretaria escolar e/ou sala de informática
Março – Dezembro
Empréstimo protocolado Cronograma de turmas organizadas. O professor poderá organizar os dias com a turma e convidar a família para fazer a leitura.

100% das turmas
Realizando a culminância dos projetos
Organizar de espaço para culminância do projeto de contos com dramatizações realizadas pelas crianças
Diretora
Vice, Coordenadora e Professores e Auxiliares.
Escola
Julho

22/07
Pela manhã
Lembrar dos autores dos livros e explicar que dia 25 de julho é comemorado Dia Nacional do Escritor
Apresentação dos contos escolhidos e trabalhados nas diversas turmas
Roda de leitura
Investigação sobre contadores de histórias e causos
Procurar contadores de histórias e causos
Diretora
Vice, Coordenadora e Professores, Auxiliares,Funcionários Alunos e Comunidade
Cidade de Itaetê
Outubro
Encontrar e convidar contadores para uma grande roda de prosa na escola
Convite a contadores de histórias  ou causos
Convidar contadores de histórias ou causos
Diretora
Vice, Coordenadora e Professores, Auxiliares, Funcionários, Alunos e Comunidade
Escola
11 de novembro
Organizar uma roda de prosa na escola
2 convidados 1 para cada turno
Para realizar leituras ou contar causos.
Exposição de produções
Organizar uma exposição dos alunos. Varal com alguma produção das crianças
Diretora
Vice, Coord. E Professores, Auxiliares, Funcionários, Alunos, Pais e Comunidade
Escola
02 de dezembro 1º momento
Selecionar produções das crianças e montar um grande varal na chegada à escola.
Caravana literária 100% das turmas fazendo apresentações na comunidade.
Realizar leitura de forma atrativa através de dramatizações e teatro de fantoches, etc.
Diretora
Vices, Coord. E Professores, Funcionários, Alunos, e Comunidade
Algumas ruas da comunidade
Durante o ano inteiro
Preparar as apresentações, desenvolver ensaios, elaborar convite para moradores da rua em que serão feitas apresentações e conduzir os alunos até o local.
Aumentar o índice de leituras na comunidade.
Levar a leitura a comunidade por meio do carinho, mala e sacola literário.
Equipe gestora e professores
Ruas da comunidade
Março a dezembro
Dialogar com alunos sobre a proposta de trabalho a ser desenvolvido na comunidade e mobilizá-los para realização da leitura.
100% dos alunos apreciando textos literário recomendando o que leram e  demonstrando preferência por autores, estilos e temáticos.
Buscar junto as editoras e sociedade civil doações de livros para as escolas
Equipe gestora e professores
escola
Durante o ano letivo
Manter contato via internet solicitando o apoio para ampliação do acervo de forma que venha enriquecer, diversificar as fontes de leitura biblioteca.
100% dos funcionários despertando o gosto pela leitura de forma que estimule os outros.
Realizar uma formação com todos os funcionários para sensibilizar e incentivá-los à leitura de livros
Equipe gestora, professores e funcionários
escola
1º semestre
Preparar a pauta e o material a ser explorado no encontro
100% das turmas envolvidos  nas rodas de leitura e fazendo indicadores.
Organizar na rotina momento de leitura nas turmas e entre as turmas como também o dia da indicação literária.
Equipe gestora, professores e funcionários
Na sala de aula
Março a dezembro
Grande roda de leitura onde os alunos farão leitura e recomendação de um livro lido justificando a escolha.
Organização mural de indicação literária, decorar paredes com poemas e outros gêneros .
Produções de indicações literárias
Equipe gestora, professores e funcionários
Na sala de aula e expor no pátio da escola
Março a dezembro
Organizar um varal para exposição das produções construídas por todos os envolvidos no processo.
100% dos alunos  e funcionários envolvidos no encontro literário
Promover encontro literário
Diretora
Vices, Coord. e Professores, Funcionários, Alunos, e Comunidade
escola
18 de abril ou 29 de outubro
# Roda de conversa com as crianças para definir apresentações a serem feitas no dia do evento e incentivá-los para a com programação;
# Convidar a comunidade para participar do evento;
# Organizar o ambiente de acordo com o tema.

100% dos alunos sendo motivados a participarem das sessões de leitura
Oferecer uma diversidade de sessão simultânea de leitura de forma que venha estimular e despertar o interesse dos alunos;
Equipe gestora, professores e funcionários
escola
1º e 2º semestre
Organizar previamente propagandas sobre os contos a serem lidos em cada sessão, ficha de inscrição e organização do ambiente definindo a forma de apresentação.
50% dos discentes interagindo  com outras escolas
Intercambio com outras escolas para compartilhar leituras e fazer recomendações
Equipe  gestora e professores
Escolas do município
1º e 2º semestre
Planejar as leituras a serem lidas e as indicações, fazer as recomendações necessárias para encontro deixando claro o propósito.
100% dos alunos do 4º ano participando da leitura na comunidade.
Grupos de agentes leitores desenvolvendo a leitura nas casas das famílias
Professor, alunos, coordenador, vices-diretor
Comunidade
Durante o ano  letivo
Organizar os grupos de apoio à leitura na comunidade definindo as ruas e critérios de escolha dos livros.




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