COLÉGIO MUNICIPAL ERALDO TINÔCO
AVENIDA EDGARD SANTOS, S/N
RUMO ITAETÊ - BA
Colégio Municipal Eraldo Tinôco
Diretora Pedagógica: Gardênia Maria Guedes Nascimento
Supervisora técnica Edna Maria V. de Souza
Coordenadora Pedagógica: Viviany Guedes N. Farias
Diretora Escolar: Maria Amália M. Silva Almeida
Professores: Educação Infantil ao 5º Ano
PROJETO INSTITUCIONAL DE LEITURA
TÍTULO: O mundo encantado da leitura
PERÍODO: Ano Letivo
PROPÓSITO:
Favorecer que todos os estudantes, educadores, profissionais da escola e comunidade escolar como um todo tenham acesso a leitura, de modo que se constituam leitoras e que sejam multiplicadores na própria comunidade.
Apresentação:
Àqueles que fazem da sala de aula um projeto de vida e, da leitura, um caminho para a construção de um sociedade melhor. |
SUMÁRIO
Apresentação...................................................................04
Justificativa.....................................................................05
Objetivo geral..................................................................07
Objetivos específicos........................................................07
Expectativas de aprendizagem......................................08
Metas a serem cumpridas até o final de 2011................14
Cronograma de ações.......................................................15
APRESENTAÇÃO
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry Thoreao
O presente trabalho foi desenvolvido para atingir a comunidade local, no intuito de contribuir na formação de pessoas criativas e inventivas, capazes de refletir, de descobrir, de ouvir o outro, de respeitar o diferente, de analisar situações e buscar soluções, já que a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para indivíduo compreender o mundo, compartilhar das experiências.
Busca-se ainda nesse projeto conduzir alunos e professores à comunidade, onde farão apresentações com uso de fantoches de palito, leitura de textos de gêneros diferente, convites às famílias para visitar a biblioteca da escola e utilizar os livros, com propósito que a própria comunidade possa estar levando-o a leitura para os alunos nas salas de aulas e até mesmo no seu convívio familiar.
Pensando nisso, o projeto “ O mundo encantado da leitura”, foi desenvolvido pela equipe gestora juntamente com os docentes, com o intuito de enfatizar a leitura, no sentido de sensibilizar e despertar nos educadores, crianças, e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se educadores-leitores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e mundo, resgatando a identidade cultural e local.Acreditamos também que para criar leitores, é necessário que o cerquemos de textos de todos os gêneros, que os textos sejam impossível ignorá-los. Essa premissa serviu também para nós implantarmos um projeto que faça ponte entre livros, alunos e comunidade, pois acreditamos que quem forma leitores, cria cidadãos.
JUSTIFICATIVA
A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde sonhos e a vida prática, imaginário e o real, os ideais e sua possível realização...
Nelly Novaes Coelho
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os educados têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda categoria docente.
Participar de uma comunidade de leitores, escolhendo leituras a realizar, comentando o que leu, indicando livros compartilhando dúvidas, preferências e impressos são essenciais para a formação de novos leitores. Esse projeto apresenta um contexto extremamente favorável para a construção dessas práticas.
Para a escola ele é um instrumento valioso porque valoriza o papel dos professores enquanto leitores-modelo para as crianças criam um ambiente de troca e construção de saberes entre seu corpo docente e faz com que a escola se constitua de maneira mais ampla numa comunidade de leitores de literatura.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta na escola dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e a realização do educando.
De acordo com Koch e Elias (2006:10-11), a concepção de leitura na escola deve ser focada na interação entre autor, texto e leitor, baseada na concepção dialógica da língua, na qual os sujeitos são vistos como atores/ construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores.
Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura nos estudantes, pois, acredita-se que somente através do interesse do próprio leitor é que se pode alcançar um bom nível de compreensão textual que se reflita em proficiência na escrita, já que o sentido de um texto é construído na interação texto sujeitos e não algo que preexista a essa interação.
Nesse contexto percebemos que o desenvolvimento de leitores proficientes não se dá espontaneamente. É necessário instrumentalizar o estudante para que se aprenda a ler – processo que vai muito além do que a decifração de palavras. Essa convicção nos remete a afirmar que o gosto e o prazer de ler é um fator de extrema importância e necessidade, mas que deve eximir-se da obrigatoriedade de tarefas complementares que possam desvirtuá-lo do seu real sentido.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais embasam essa afirmativa referendando a leitura sempre como um meio, nunca um fim. Isso significa que devemos encantar a criança, enfeitiçá-la com o prazer que vem dos livros e isso não se forja com obrigações. Desse modo, consideramos que o papel do leitor mais experiente é divulgar a importância da leitura, incentivá-la, disseminá-la em todo e qualquer recanto. Assim, mediante as paradoxais circunstâncias de baixo desempenho dos alunos e crescentes exigências sociais, necessário se faz que cada cidadão tome para si a missão de ser um semeador da informação e da formação.
Por isso acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla de mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive. Certamente, tornar-se-á um sujeito autônomo, capaz de compartilhar a leitura, interpretar, discutir, assumir posição crítica, adequar a uma modalidade de leitura, apreciar e sentir envolvimento e prazer no ato de ler.
OBJETIVO GERAL
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural .
Objetivos específicos:
· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.
Apresentar hinos cívicos, ressaltando a sua importância na formação da cidadania.
* Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais, éticos e teológicos, visando atender à formação geral do educando.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGENS
· Formação de um espaço permanente de reflexão e fomento à leitura nas escolas;
· Comprometimento com o fomento à leitura com a formação de uma comunidade escolar leitora- professores, funcionários, crianças e suas famílias;
· Inserção dos Projetos Internacionais de Leitura no Projeto Político Pedagógico da escola;
· Inclusão de Ações do Projeto na pauta nos encontros de formação dos professores;
· Gestão do Projeto Institucional de Leitura, bem como organização de biblioteca, ou salas de leitura incentivando e acompanhando permitindo o empréstimo para alunos, funcionários e pais;
· Incentivo ao envolvimento de toda equipe escolar no processo de formação leitora não apenas nas salas de aula;
· Apoio aos professores na organização dos contos de leitura e aumento do uso da biblioteca na sala de aula;
· Ampliação do acervo bibliográfico da escola com diferentes gêneros;
· Motivar a participação de professores nos eventos de promoção e incentivo a à leitura;
· Apoio no enfrentamento de dificuldades e na articulação de professores na implementação da prática de leitura em sala de aula;
· Formação de professores leitores para as crianças;
· Apoio aos professores na organização dos contos de leitura e aumento do uso da biblioteca;
· Garantia do acesso aos livros para toda a comunidade leitora da escola, em especial para as crianças;
· Inclusão de ações do projeto na pauta de reuniões com professores;
· Alimentar sistematicamente o planejamento dos professores para o trabalho com a leitura;
· Planejar junto aos professores a participação das crianças nos encontros literários;
· Implementar atividades para a construção de comportamentos leitores;
· Inserção do Projeto Institucional de Leitura no Projeto Político da escola.
Conteúdos:
· Condições institucionais para a formação de leitores;
· O papel do gesto na formação de uma comunidade leitora;
· Projetos Institucionais de fomento da leitura;
· Comportamento leitores envolvidos na leitura por prazer;
Comunidade do entorno
· Aproximação com o universo infantil e transmissão de práticas de leitura que lhes agradavam quando pequenos;
· Maior participação na vida escolar dos filhos e acesso ao acervo de livros e outros materiais impressos;
· Envolvimento nos eventos literários da escola;
· Valorização da leitura como um processo de crescimento pessoal;
· Apoiar a comunidade da escola na realização das ações do projeto;
· Realizar empréstimos de livros na biblioteca da escola.
· Desenvolvimento do gosto pessoal pela leitura e valorização da leitura diária para as crianças;
· Postura de leitores modelos;
· Aumento da circulação de livros de materiais escritos na sala de aula, expostos de maneira acessível ás crianças;
· Professores se aproximando do acervo da escola;
· Preocupação com os critérios de seleção de livros (atenção à qualidade literária) e adequação à faixa-etária;
· Ampliação do universo literário dos professores e da frequência da escolha de livros da leitura por prazer;
· Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro da leitura por prazer;
· Planejamento das situações de leitura, conhecendo o livro com antecedência e pensando o que fazer antes, durante e depois da escrita;
· Preocupação em envolver as crianças, instigando-as a antecipar o enredo, construir e fundamentar opiniões.
· Ampliação do repertório literário por meio da leitura diária, leitura de professores e funcionários da escola, dos empréstimos de livros;
· Manuseio de livros presentes no contato da leitura;
· Evidências de marcas e expressões da linguagem escrita no discurso direto;
· Aumento da frequência e diversidade do repertório de histórias indicadas com suas favoritas;
· Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para seleção de livros pré- deletos e argumentação com os colegas;
· Leitura ou contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado, acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
· Solicitação ao professor de contação ou recontação de histórias;
· Definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
Indicadores de resultados
· Existência de Projeto Institucional envolvendo pais e comunidade;
· Investimento de parte dos recursos dos programas PDDE na aquisição de acervo literário qualificado;
· Elaboração de pautas de formação com funcionários, pais, comunidade tendo em vista a implementação de Projetos de leitura nas escolas;
· O planejamento e estruturação das ações para atender a comunidade do entorno;
· Realização de reuniões para tratar dos recursos destinados a aquisição de acervo literário para a escola;
· A elaboração e encaminhamento de documentos solicitando a doação de livros.
· Realizando leitura para os alunos;
· Promovendo situações para que se posicionem como leitores e escritores;
· Selecionar livros de qualidade;
· Elaborando e executando projetos de leitura;
· Conhecendo o acervo literário da escola;
· Realizando empréstimo de livros na biblioteca;
· Selecionar previamente os textos que serão lidos considerando os interesses dos estudantes e sua faixa etária;
· Garante na rotina diária aula de leitura pelo professor;
· Organiza o ambiente de modo acolhedor a fim de favorecer a escuta atenta por parte do estudante;
· Comunica suas impressões pessoais sobre o texto;
Estudantes
· Lendo livros de diferentes gêneros livre escolha e ou direcionados pelo professor;
· Realizando empréstimos de livros;
· Desenvolvendo comportamentos leitores e escritores;
· Fazendo referência e realizando indicação de livros que leu;
· Frequentando o espaço da biblioteca da escola;
· Aproximando-se da linguagem que se escreve por meio da escuta de textos variados lidos pelo professor;
· Ajustando a modalidade de leitura ao propósito e ao gênero;
· Ampliando o repertório de histórias que eles conhecem e familiarizando-os;
· Construindo hábitos de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
Comunidade e pais
· Participando das ações da escola estabelecendo parceria entre a escola e a comunidade;
· Lendo para e com seus filhos;
· Utilizando os espaços de leitura na escola e realizando empréstimos de livros;
· Constituindo-se bons leitores;
· Aproximando-se do universo da escrita e dos portadores textuais;
· Presente e atuante na escola como contadora e ou leitora de histórias.
METAS A SEREM CUMPRIDAS ATÉ O FINAL DE 2011
· Realizar 100% das ações elencadas no PPP (Projeto Político Pedagógico) e no Plano de Ação da escola.
· Realizar pelo menos duas viagens ao ano com os alunos a lugares históricos, culturais e naturais.
· Criar mecanismo de intercâmbio com as escolas da sede, povoados de Colônia e de Bananeiras.
· Realizar a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pela escola em feiras e na internet.
· Realizar uma gincana literária ao término do primeiro semestre.
· Envolver 100% dos funcionários nos eventos literários da escola.
· Garantir que 60% dos alunos estejam envolvidos com a dramaturgia com vistas para a leitura com um processo de crescimento interno e de formação humana.
Cronograma de Ações
Metas | Ações | Responsáveis | Onde fazer ? | Quando fazer ? | Como fazer |
100% do grupo escolar frequentando a biblioteca na escola | Organização do acervo para empréstimo | Diretora Vice, Coordenadora, Professores e Funcionários | Secretaria escolar e/ou sala de informática | Março – Maio | Empréstimo protocolado Cronograma de turmas organizados por dia |
Atrair crianças para o espaço de leitura 100% | Dinamizar o espaço de leitura | Diretora Vice, Coordenadora, Professores e Funcionários | Secretaria escolar, sala de aula e/ou informática | Março - Dezembro | Murais de incentivo a leitura, caixas ornamentadas, tapetes para leitura, puffs. |
Empréstimo de livros a comunidade | Organizar materiais para empréstimo protocolado a comunidade | Diretora Vice, Coordenadora e Professores e Funcionários | Secretaria escolar e/ou sala de informática | Março – Dezembro | Empréstimo protocolado Cronograma de turmas organizadas. O professor poderá organizar os dias com a turma e convidar a família para fazer a leitura. |
100% das turmas Realizando a culminância dos projetos | Organizar de espaço para culminância do projeto de contos com dramatizações realizadas pelas crianças | Diretora Vice, Coordenadora e Professores e Auxiliares. | Escola | Julho 22/07 Pela manhã Lembrar dos autores dos livros e explicar que dia 25 de julho é comemorado Dia Nacional do Escritor | Apresentação dos contos escolhidos e trabalhados nas diversas turmas Roda de leitura |
Investigação sobre contadores de histórias e causos | Procurar contadores de histórias e causos | Diretora Vice, Coordenadora e Professores, Auxiliares,Funcionários Alunos e Comunidade | Cidade de Itaetê | Outubro | Encontrar e convidar contadores para uma grande roda de prosa na escola |
Convite a contadores de histórias ou causos | Convidar contadores de histórias ou causos | Diretora Vice, Coordenadora e Professores, Auxiliares, Funcionários, Alunos e Comunidade | Escola | 11 de novembro | Organizar uma roda de prosa na escola 2 convidados 1 para cada turno Para realizar leituras ou contar causos. |
Exposição de produções | Organizar uma exposição dos alunos. Varal com alguma produção das crianças | Diretora Vice, Coord. E Professores, Auxiliares, Funcionários, Alunos, Pais e Comunidade | Escola | 02 de dezembro 1º momento | Selecionar produções das crianças e montar um grande varal na chegada à escola. |
Caravana literária 100% das turmas fazendo apresentações na comunidade. | Realizar leitura de forma atrativa através de dramatizações e teatro de fantoches, etc. | Diretora Vices, Coord. E Professores, Funcionários, Alunos, e Comunidade | Algumas ruas da comunidade | Durante o ano inteiro | Preparar as apresentações, desenvolver ensaios, elaborar convite para moradores da rua em que serão feitas apresentações e conduzir os alunos até o local. |
Aumentar o índice de leituras na comunidade. | Levar a leitura a comunidade por meio do carinho, mala e sacola literário. | Equipe gestora e professores | Ruas da comunidade | Março a dezembro | Dialogar com alunos sobre a proposta de trabalho a ser desenvolvido na comunidade e mobilizá-los para realização da leitura. |
100% dos alunos apreciando textos literário recomendando o que leram e demonstrando preferência por autores, estilos e temáticos. | Buscar junto as editoras e sociedade civil doações de livros para as escolas | Equipe gestora e professores | escola | Durante o ano letivo | Manter contato via internet solicitando o apoio para ampliação do acervo de forma que venha enriquecer, diversificar as fontes de leitura biblioteca. |
100% dos funcionários despertando o gosto pela leitura de forma que estimule os outros. | Realizar uma formação com todos os funcionários para sensibilizar e incentivá-los à leitura de livros | Equipe gestora, professores e funcionários | escola | 1º semestre | Preparar a pauta e o material a ser explorado no encontro |
100% das turmas envolvidos nas rodas de leitura e fazendo indicadores. | Organizar na rotina momento de leitura nas turmas e entre as turmas como também o dia da indicação literária. | Equipe gestora, professores e funcionários | Na sala de aula | Março a dezembro | Grande roda de leitura onde os alunos farão leitura e recomendação de um livro lido justificando a escolha. |
Organização mural de indicação literária, decorar paredes com poemas e outros gêneros . | Produções de indicações literárias | Equipe gestora, professores e funcionários | Na sala de aula e expor no pátio da escola | Março a dezembro | Organizar um varal para exposição das produções construídas por todos os envolvidos no processo. |
100% dos alunos e funcionários envolvidos no encontro literário | Promover encontro literário | Diretora Vices, Coord. e Professores, Funcionários, Alunos, e Comunidade | escola | 18 de abril ou 29 de outubro | # Roda de conversa com as crianças para definir apresentações a serem feitas no dia do evento e incentivá-los para a com programação; # Convidar a comunidade para participar do evento; # Organizar o ambiente de acordo com o tema. |
100% dos alunos sendo motivados a participarem das sessões de leitura | Oferecer uma diversidade de sessão simultânea de leitura de forma que venha estimular e despertar o interesse dos alunos; | Equipe gestora, professores e funcionários | escola | 1º e 2º semestre | Organizar previamente propagandas sobre os contos a serem lidos em cada sessão, ficha de inscrição e organização do ambiente definindo a forma de apresentação. |
50% dos discentes interagindo com outras escolas | Intercambio com outras escolas para compartilhar leituras e fazer recomendações | Equipe gestora e professores | Escolas do município | 1º e 2º semestre | Planejar as leituras a serem lidas e as indicações, fazer as recomendações necessárias para encontro deixando claro o propósito. |
100% dos alunos do 4º ano participando da leitura na comunidade. | Grupos de agentes leitores desenvolvendo a leitura nas casas das famílias | Professor, alunos, coordenador, vices-diretor | Comunidade | Durante o ano letivo | Organizar os grupos de apoio à leitura na comunidade definindo as ruas e critérios de escolha dos livros. |
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