Plano de
aula
Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professora: Clonildes Novais
Coordenadora: Viviane Guedes Nascimento
Fárias
Quinta-feira 07 / 04 / 2011
Eixo – Português
Conteúdo – Uso da pontuação dentro do
texto
Objetivos
– Compreender a pontuação como um elemento coesivo indispensável a compreensão
de um texto.
_
Construir conhecimentos acerca em uso dos sinais de pontuação em uso.
Procedimentos:
Leitura
pelos alunos: Laércio e Ana Paula
Comunicar
o grupo que iremos desenvolver um estudo sobre o uso da pontuação dentro do
texto.
Retomar o que estudamos o ano passado
sobre o uso da pontuação no texto a
partir de alguns questionamentos.
_ Ao ler um texto quais sinais de
pontuação é observável dentro do mesmo?
_ Por que é necessário a presença
desses sinais em uma produção?
_ Em quais situações vocês sabem fazer
o uso deles?
Informar ao grupo que neste momento
eles estarão recebendo um texto onde terão que ler com o propósito de verificar
qual a pontuação ausente.
_ Com a leitura do texto foi possível
perceber a ausência de que pontuação?
Caso os alunos não consiga perceber a
ausência dos pontos adequados pedir que faça a pontuação que achar necessário.
Depois que perceberem a ausência da
pontuação solicitar a separação da fala do narrador e do personagem pintando
com diferentes cores.( narrador = azul, personagem = vermelho )
Pedir aos alunos para pontuar o texto.
Oportunizar as falas para que as
crianças expressem sobre a pontuação utilizado no texto.
Apresentar o texto no papel metro com a
pontuação usada pelo autor para fazer comparações e explanar sobre o conteúdo
em estudo.
Sistematizar sobre o uso do travessão e dos dois pontos e
das aspas deixando claro em quais situações são utilizadas.
Organizar na lousa juntamente com o
grupo a sistematização do conhecimento do conteúdo em estudo.
Registrar no caderno as descobertas
sobre o uso da pontuação.
Plano
de aula
Escola
Municipal Eraldo Tinôco
Quarta
– feira (06/04/2011)
Professor:
Josselândia Soares
Diretor(a):
Mª Amália Messias
Coordenador:
Viviany Guedes Nascimento
Área
de Estudo: Português
Conteúdo:
Nome próprio ( letra inicial ).
Objetivo:
Ø Reconhecer a letra
inicial do seu nome identificando-o e relacionando com outros nomes.
Procedimentos:
·
Atividade
de rotina: conversa informal, oração, música ( o pintinho amarelinho, o cravo,
pombinha branca e a barata), chamada nomina.
·
Organizar
a turma na rodinha para ouvir a história.
·
Comunicar
ao grupo que iremos realizar uma atividade que será relacionada ao nome do
aluno.
·
Disponibilizar
as fichas na rodinha com o nome de cada criança solicitando a localização da
mesma.
·
Caso
a criança não encontre seu próprio nome irei fazer algumas intervenções para
apoiar
·
Será
que esse nome é realmente oi seu? Ou de
outro colega?
·
Retomar
o alfabeto fixo até que chegue até a inicial do nome da criança.
·
Observe
se esse nome que você pegou inicia com essa letra?
·
Agora
escolha qual é o seu nome.
·
Depois
que todos localizarem o seu nome, apresentar uma sacola para a turma com alguns objetos.
·
Quais
objetos vocês imaginam que há dentro dessa sacola?
·
Espalhar
os objetos na rodinha que eles escolham aquele que inicia com a letra do seu
nome.
·
Socialização
dos objetos escolhidos pelos alunos. Levantar conhecimentos para confirmar a
relação do nome do objeto com o nome deles organizando uma lista no cartaz.
·
Qual
o nome do objeto escolhido por você Amanda?
·
Por
que você escolheu esse objeto?
·
Ele
inicia com a letra tremida do seu nome?
·
A
letrinha que está no objeto é igual a
primeira letra do seu nome?
·
Elas
são iguais ou diferentes?
·
Qual
o nome da letrinha?
·
No
nosso alfabeto onde podemos encontrar essa letrinha?
·
Nesse
momento iremos organizar uma lista dos objetos que foram escolhidos por vocês.
·
Qual
o primeiro nome da lista?
·
Quem
pegou um objeto que tem a inicial A? Além desse objeto existe outros? Qual:..
·
Nesse
momento usarei a lista com os nomes , grupos
·
Prosseguir com esse trabalho com as demais
criação até concluir a organização da lista.
·
Sistematização
da lista pela professora;
·
Se
houver tempo distribuir uma atividade.
Escola
Municipal Eraldo Tinôco
Quarta
– feira (06/04/2011) - (segundo momento)
Professor:
Josselândia Soares
Diretor(a):
Mª Amália Messias
Coordenador:
Viviany Guedes Nascimento
Área
de Estudo: Ciências Sociais.
Conteúdo:
Como vive uma família?
Objetivo:
Ø Estudar a família
para que eles conheçam melhor seus familiares e pessoas que fazem parte do meio
em que ela está inserida;
Ø Reconhecer o esforço
dos pais.
Procedimentos:
·
Organizar
o grupo na rodinha;
·
Informar
a turma que iremos trabalhar sobre a família;
·
Quais
são as pessoas que fazem parte de uma família?
·
Sua
família é pequena ou grande?
·
Quem
cuida da casa?
·
quem
é o chefe da família?
·
E
vocês ajudam a mamãe em casa? em quê?
·
As
pessoas de sua família trabalham em casa ou fora de casa?
·
Onde elas trabalham?
·
Qual
a sua profissão?
·
Nos
finais de semana sua família procura algum tipo de diversão? Como eles se
divertem?
·
Eles
tem tempo para vocês? Conversam e brincam quando podem?
·
O
que sua família fez de importante que deixou você muito feliz?
·
Apresentar
fotos de uma família trabalhando, se divertindo com os filhos, brincando e
jantando;
·
Distribuir
uma atividade para o grupo ;
·
Explicar
como será desenvolvida;
·
Recolher.
Escola
Municipal Eraldo Tinôco
Professora:
Joseane Ribeiro Rodrigues
Série:
Grupo 05
Coordenadora:
Viviany Guedes Nascimento farias
Diretora:
Maria Amália Messias Silva de Almeida
Plano
de aula
Sexta- feira-
08-04-2011
Área de estudo: Linguagem Oral e escrita
Conteúdo: Leitura pelo aluno
de uma lista de brinquedos
Objetivos:
·
Fazer
uso de suas hipóteses de leitura, lendo mesmo sem saber ler convencionalmente
para descobrir onde está a ficha com o nome brinquedo apresentado.
Procedimentos:
·
Rotina
diária;
·
Iniciar
a aula com a história- Pinóquio;
·
Conversar
sobre a história:
_A
história fala sobre o que?
_E você
tem brinquedos?
_Qual o
seu brinquedo preferido?
_Qual não
tem e gostaria de ter?
·
Expor
alguns brinquedos falando sobre eles;
·
Informar
que vamos trabalhar com uma lista diferente, construída todos nós juntos;
·
Apresentar
um cartaz com gravuras dos brinquedos e fichas com os nomes destes brinquedos
entre outros;
·
Explicar
para eles como será desenvolvida atividade
de leitura para aprender a ler;
·
Convidar
os alunos em duplas para localizar entre as fichas onde está o nome do desenho
e colar montando a lista;
·
Solicitar
que fiquem atentos a sonorização das palavras para melhor entendimento na
identificação das palavras;
·
1ª
dupla- Darlan _ Maria Clara
Maria Clara- Qual o nome do objeto que será procurado?
Olhem o desenho. Qual é? Bola – Onde estar escrito bola? Qual destas fichas está a palavra bola?
A aluna aponta para outra palavra.
Porque você acha que esta Maria?
A aluna justifica
Você concorda Darlan? Por quê?
O aluno justifica: porque bola começa com b e essa não.
Então Darlan mostre para a sua colega onde estar a
palavra bola.
Agora cole a palavra e leia.
2ª dupla_ Isabel e Evelyn
Evelyn- Qual o nome a ser procurado agora?Veja o desenho.
Qual é? carro;
Onde estar a palavra carro?Em qual destas fichas estar
escrito carro?
A
aluna aponta a palavra correta.
Por
que você acha que é esta? Porque começa com a letra C.
E a
outra ficha começa com que letra?
Você
concorda Isabel? Sim
Agora
cole e leia a palavra.
Continuar
com outras duplas.
_ Rian e Enzio. _ Nathaly e Márcia.
_Guilherme e Anderson. _Otávio e Hebert
_ João e Luis.
Prosseguir até terminar a lista intervindo para que
avancem em seu aprendizado;
Informar que farão uma atividade como a lista e pintar;
Distribuir atividade_ irão olhar a lista e pintar o nome
correto do brinquedo;
Circular pela sala orientando-os;
Recolher as atividades.
Plano
de aula ( quinta-feira)
Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professor(a): Nioclenia Almeida
Coordenador(a):
Viviany Guedes Nascimento
Diretor(a): Maria Amália Messias
Área de Estudo: Língua Portuguesa
Período: 8:00 às 10:00
Diretor(a): Maria Amália Messias
Área de Estudo: Língua Portuguesa
Período: 8:00 às 10:00
Data:
07/04/2011
Contexto de alfabetização, leitura pelo professor – Três moços malvados.
Contexto de alfabetização, leitura pelo professor – Três moços malvados.
Objetivos:
Ø
Desenvolver
comportamentos leitores, como o de, saber ouvir, compreender e discutir sobre o
texto;
Ø
Apropriar-se
da linguagem que se escreve de contos de assombração.
Procedimentos:
1.
Antes
- Comunicar aos alunos que a pró realizará uma leitura de um conto de
assombração, questionando:
·
Vocês
sabem o que são contos de assombração?
·
Já
ouviram algum? Onde? Quem contou?
·
Qual
os contos de assombração que vocês conhecem?
·
Gostariam
de ouvir um desses contos?
·
O
que a pessoa costuma sentir quando ouve um conto de assombração?
·
Será
que esses contos realmente existiram ou são estórias inventadas
·
Aclarar
para o grupo o que é realmente um conto de assombração;
·
Realizar
antecipações a partir do título, imagem, estimulando os alunos a ouvirem a
estória
·
Organizar
a roda de leitura, preparando o grupo para ouvir a estória, combinando:
·
Todos
deverão se manter atentos durante a leitura;
·
Não
realizar conversas aleatória durante o conto.
Apagar as luzes,
acendendo uma vela na rodinha, a fim, de dar mais realismo ao conto.
2.
Durante
- Iniciar a leitura atentando para a entonação da voz, realizar pausas
estratégias, para que o grupo possa antecipar os acontecimentos e verificações
com a continuidade da leitura;
Exemplo: Um dia, durante a caçada, escutaram
uma voz grossa gritando no fundo do mato:?...
3.
Depois
- Após o término do conto, tecer questionamentos como:
·
Gostaram
do conto?
·
Do
que se tratou esse texto?
·
Qual
a parte mais interessante?
·
Vocês
acham que realmente aconteceu?
·
Você
sentiu medo durante a leitura? Em que parte?
·
Gostariam
de ouvir outros contos de assombração?
BASE ALFABÉTICA:
Contexto: Leitura de palavras em lista,
dentro do texto: “Samba Lelê”.
Objetivo:
Ø
Ler
para aprender a ler, utilizando suas hipóteses de leitura.
Procedimentos:
1.
Esclarecer
que continuaremos o estudo do texto Samba Lelê.
2.
Retomar
o cartaz, contendo a cantiga, realizando a leitura pela pró com ajuste;
3.
Leitura
coletiva com ajuste;
4.
Apresentar
fichas com palavras retiradas do texto, espalhando-as pela lousa em meio a
outras, a fim, de provocar problematizações;
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS:
1.
Hugo
– qt
samba – santo
Jadson Santos – ql doente – pente
Jadson Santos – ql doente – pente
2.
Kaique
– ql
cabeça - careca
Gilmar – Alf
precisava - princesa
3.
Reique
– dif
Lelê – Pelé
Gilmara – ql palmada
– surra
4.
Leonardo
– dif
pisa – lisa
Clevis – qt saia
– praia
5.
Cantar
o texto lacunado para verificação das palavras faltosas.
Possíveis
intervenções:
·
Hugo,
você pode mostrar qual é a palavra “Samba”?
·
Por
que você acha que essa seria a palavra “Samba”?
·
Existe
outras palavras com “S”? Qual?
·
Então
Samba poderia ser ela? Por quê?
·
Você
pode ler Samba para a pró e os colegas?
Colégio
Municipal Eraldo Tinôco
Diretora:Maria
Amália Messias de Almeida
Coordenadora:Viviany
Guedes Nascimento Farias
Projeto
de Reescrita de Contos Populares
Eixo
Língua portuguesa Série 3º ano
Conteúdo-
Paragrafação e Discurso Direto- Foco: Dois-pontos e travessão
Plano
de aula de revisão textual
Objetivos:
*Analisar e refletir os
problemas apresentados no texto, discutindo as possibilidades para resolvê-los
a fim de promover novos avanços, proporcionando uma crescente autonomia como
produtores de texto;
*Avançar no conhecimento a
cerca da organização do texto em parágrafo e o uso da pontuação;
Procedimentos:
*Atividades de rotina;
*Leitura pelo professor:
*Informar aos alunos que
iremos trabalhar com a revisão de um texto produzido por um dos alunos do grupo
para qualificar ainda mais a produção, deixando claro que todos os textos
deverão passar por um processo de revisão;
*Comunicar aos alunos que
irão receber o texto mimeografado para levantar problemas que precisam ser
resolvidos durante a revisão;
*Organizar a sala em
duplas e distribuir os textos para análise;
*Socialização dos
problemas levantados pelo grupo;
_Com a leitura do texto
que problemas vocês conseguiram visualizar?
*Caso os alunos não
consigam identificar os problemas, levantarei alguns questionamentos:
_Como aparece a
organização deste texto? Está organizado em parágrafos , ou não?
_É possível perceber a
fala do narrador e do personagem? Por que não?
*Recolher os textos
mimeografados e prosseguir apresentando o mesmo no papel metro para iniciar o
processo de melhoras;
*Leitura do texto pela pró
para que eles levantem outros problemas ( uso das letras maiúsculas);
_Além do uso da pontuação
e da paragrafação o que precisamos melhorar?
(Focar no uso das maiúsculas e a margem)
*Levantar questionamento
para apoiar a análise do texto:
_Ao iniciar o texto foi
considerado o uso da letra maiúscula e a margem? Por que?
_Ao ler o início da
história é possível perceber que há falas de personagens e do narrador?
_Onde podemos localizar a
fala do narrador e a do personagem?
*Localizar as falas
destacando-as;
_Como poderíamos organizar
este texto em parágrafos e separar as falas?
*Iniciar a escrita
revisando o início, meio e final:
_Até onde podemos concluir
o primeiro parágrafo? Qual é a pontuação usada ao concluir a fala do narrador?
_Podemos prosseguir no
mesmo parágrafo com a fala da velha, ou não?
_Então, onde podemos
escrevê-la?
_E a fala do personagem
Pedro, em qual posição ela fica? Que pontuação devemos usar antes dela?
_Pensando na fala da
velha, ela permanecerá junto com a fala de Pedro? O que fazer para separá-las?
Que pontuação usaremos?
_Podemos dar continuidade
com a fala do narrador no mesmo parágrafo que o personagem está falando?
_O que faremos para
separá-las?
*Prosseguir com a revisão
até concluir a história analisando e separando os discurso dos personagens, atentando
para o uso da
Aluno(a)____________________________Data___/___/__
Reescrita do conto
A sopa de pedra
Um
dia Pedro estava com fome e foi bater na porta de uma velha rica que não aceitava convidados
para o jantar e foi logo dizendo já jantei e não sobrou comida não faz mal
disse Pedro se a senhora me emprestar uma panela com água e fogo eu faço uma
sopa de pedra sopa de pera nunca ouvi falar pois é uma sopa boa disse Pedro a velha
colocou uma panela
com água no
fogo.Pedro
colocou umas pedras dentro disse a velha mas essa sopa vai ficar boa mesmo
ficaria melhor se levasse cebola mas vai ficar bem até sem cebola isso eu posso
arrumar disse a velha ficaria melhor com carne a velha lhe deu a carne porque
estava curiosa para ver a tal sopa de pedra ficaria melhor se levasse tomate
umas batatas e a velha dava tudo que
Pedro pedia por fim Pedro falou do sal a velha não negou Ele tirou as
pedras de dentro e tomou a sopa com
grande apetite e disse quer provar a velha aceitou logo e foram comer juntos a
velha achou deliciosa;
Plano de aula (Quinta-feira)
Escola Municipal
Eraldo Tinôco
Professor(a): Roseli de Almeida Figueredo
Professor(a): Roseli de Almeida Figueredo
Coordenadora: Viviany
Guedes Nascimento
Diretora: Maria
Amália Messias
Área de Estudo:
Língua Portuguesa
Período: 8:00 às
10:00
Data: 07/04/2011
Turma: 2º ano Turno: Vespertino
Português: Contexto de Alfabetização inicial – Leitura para aprender a ler.
Cantiga – “A barata”.
Turma: 2º ano Turno: Vespertino
Português: Contexto de Alfabetização inicial – Leitura para aprender a ler.
Cantiga – “A barata”.
Objetivo
–
Possibilitar
o avanço na construção do sistema de escrita a partir da leitura de um texto
que sabem de memória;
*utilizar
as hipóteses de leitura para localizar o verso da cantiga.
Procedimentos:
__Atividade
de rotina: Oração, música e leitura pelo professor de uma poesia.
__Informar
aos alunos que iremos continuar o trabalho de leitura com a cantiga “A barata”;
__Retomar
com o grupo a cantiga garantindo a memorização;
__Reapresentar
o cartaz com o texto escrito para realizar a leitura ajustando o oral ao escrito;
__ Deixar claro para o grupo, como será o
desenvolvimento da leitura no cartaz;
__Comunicar ao grupo que a classe estará
organizada em dupla onde um colega poderá ajudar o outro e que eles
estarão lendo para organizar os versos da cantiga;
__apresentar
a cantiga no cartaz de forma desordenada;
__Convidar
as duplas para realizar a leitura, fazendo a localização dos versos;
__Possíveis
intervenções:
-Alexsandra
e Devison – localizar o verso ela tem é uma só;
-Alexsandra
aonde podemos encontrar o verso solicitado.
__Por
que você acha que este realmente é o verso que a pró pediu?
__Possível
respopsta__Porque começa com a letra E;
Pró_Mas
tem outros versos que também tem a mesma inicial; mostrar os versos; E aí você
continua achando que é esse o verso que a pró pediu? A aluna diz que sim;
Solicitar a leitura do verso.
__Que
palavra podemos ler nesse verso que não tem no outro? Caso ela não consiga
mostrar a diferença, pediu ao colega Devison para mostrar a diferença;
-Cailane
e Emilly: Onde está o verso “A barata diz que tem”, Cailane?
__Por
que você acha que é esse o verso?
__Não
poderia ser esse outro que também começa com a letra A? as mesmas palavras que
têm nesse verso, têm também nesse outro? Leia aí para a pró?
-Agnaldo
e Paulo Fernando-
Agnaldo,
aonde está o verso “sete saias de filo?
__Por
que você acha que é esse o verso? Tem mais versos que também começam com a
letra S? Qual? Mostra aí para pró.
-Carol
e Tiago:
-Carol,
onde está o verso “É mentira da barata”?
-Wenderson
e Vítor.
-“Um
anel de formatura”.
-Letícia
e Larissa
“O
sapato é da mãe dela”.;
__Fazer
o mesmo procedimento com todos os alunos, caso dê tempo;
À
medida que os alunos fizerem a leitura numerar os versos para organizá-los;
__Depois,
distribuir a atividade mimeografada para que eles possam transcrever os versos
de forma ordenada;
__Orientações
por duplas.
Escola Municipal Eraldo Tinôco
Data da observação – 31/03/11
Professor(a): Roseli de
Almeida Figueredo
Coordenadora: Viviany
Guedes Nascimento
Diretora: Maria Amália
Messias
Série – 2º Ano
Área – Língua portuguesa
Contexto
de alfabetização - Leitura para aprender
a ler da cantiga A barata.
Sabemos que o ato de alfabetizar não é
uma tarefa tão simples e hoje acreditando na concepção de que para a criança
está alfabetizada não basta simplesmente decodificar, é necessário que o
indivíduo saiba ler e interpretar toda a circulação social. Diante deste
contexto a escola é responsável pela formação deste ser precisa oferecer
condições e desenvolver intervenções pedagógicas até a alfabetização que
possibilite a criança a aprender e a ler atribuindo sentido, pensando e
refletindo sobre o sistema de escrita.
Por tanto para que o profissional
desenvolva situações de ensino dentro desta concepção é preciso refletir a
prática a partir de estudos e discussões para que venha desempenha sua função
fundamental e acreditando na proposta de trabalho.
Sendo assim juntamente com a educadora
Roseli que atualmente exerce suas atividades pedagógicas na turma do 2º Ano,
retomamos algumas reflexões sobre o processo de leitura na alfabetização
inicial e depois pensamos em procedimentos metodológicos favorável ao trabalho
da leitura que seria desenvolvido no grupo.
Mediante ao trabalho feito na aula
planejada posso ressaltar que a pró conseguiu desenvolver bem a proposta de
ensino, oferecendo boas condições didáticas e condições desafiadoras que
favoreceram reflexões sobre o que estava escroto para que as crianças lessem
mesmo sem saber convencionalmente e possivelmente pudesse avançar nas hipóteses de leitura. Durante
esse trabalho pude contemplar a colaboração do grupo e os diferentes níveis de
leitura inclusive crianças que na escrita está com baixo rendimento e na
leitura está além do que se espera.
Acompanhar essa aula foi de grande
relevância pois pude visibilizar saberes e não saberes tanto dos educando
quanto da educadora com o propósito de trazer reflexões no espaço de
planejamento e sucessivamente qualificação da prática docente.
Considerando o trabalho feito pela pró,
nesse momento relatarei pontos fundamentais que
aconteceu durante o processo da leitura.
Antes de iniciar a leitura pelas
crianças a pró relembrou com o grupo a cantiga para garantir a memorização e a
seqüência, depois leu a escrita do texto na cartaz.
Prosseguido comunicou ao grupo a
consigna e dei início apresentando o cartaz com os versos desordenados
convidando agrupamentos produtivos para a localização seqüenciando a cantiga.
Durante a leitura pude perceber que a intervenção aconteceu muito bem entre as
crianças agrupadas como também a mediação do ensino.
Agrupamento Cailane Emile
Pró – Cailane
encontre o verso A barata diz que tem?
Cailane – Aqui
professora mostrando o verso solicitado
Pró – Porque você
acha que é este ?
Cailane – Porque começa com a letra B mostrando o nome barata.
Cailane – Porque começa com a letra B mostrando o nome barata.
Pró – Leia aí o
verso e depois mostra onde inicia e termina.
Cailane – Começa
aqui mostrando para a palavrinha A.
Pró – Então Cailane
qual dos dois versos podemos ler A barata diz que tem.
Cailane – Este aqui
Pró – Por que ?
Cailane – Por que
começa com a letra A.
Pró – Leia agora
para confirmar se realmente é este.
Pró – Emile leia aí
para sua coleguinha .
Agrupamento –
Agnaldo e Paulo Fernando
Pró – Agnaldo
localize onde podemos ler Sete saias de Filó?
Agnaldo – Este aqui mostrando o verso
correto
Pró – O que levou você fazer esta
escolha ?
Agnaldo – Pró por que começa com a letra S.
Agnaldo – Pró por que começa com a letra S.
Pró – Mas neste verso “ O sapato é da
mãe dela tem a letra S.
Agnaldo – Só que perto dessa letra tem a
letra A e lá tem a letra É.
Pró -
Além disso o que há de diferente no inicio dos versos.
Agnaldo – Este come com a letra O.
Pró – Muito bem agora leia o verso Sete
sais de Filó.
Agrupamento – Alexsandra e Deivison
Pró – Alexsandra localize o verso Ela
tem é uma só.
Alexsandra – Aqui pró.
Pró – Porque você acha que é este?
Alexsandra – Porque tem a letra E e L.
Pró – Este verso aqui “ Ela tem é casca
dura” também tem as letras E e L.
Alexsandra – Mas aqui mostrando para o
final não tem o S e o O.
Pró – Leia para você confirmar o verso
que localizou.
Agrupamento – Emerson e Lavínia
Pró – Emerson localize o verso Um anel
de formatura?
Emerson – Aqui
Pró
– Por que você localizou este ?
Emerson – Porque começa com UM.
Pró – Este verso aqui “ Um sapato de
fivela” também começa com UM, então você continua afirmando que é este mesmo?
Emerson – Mas esta palavra aqui
apontando para a segunda palavra
“
sapato” no verso começa com a letra S e a outra apontando para a palavra
Anel começa com a letra A
Pró – Muito bem pensando você conseguiu
localizar o verso correto e agora leia.
Assim a pró prosseguiu todo momento da
leitura com os demais agrupamentos
intervindo e problematizando.
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