sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Planos de aula e acompanhamentos pedagógicos


Plano de aula

Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professora: Clonildes Novais
Coordenadora: Viviane Guedes Nascimento Fárias
Quinta-feira 07 / 04 / 2011
Eixo – Português

Conteúdo – Uso da pontuação dentro do texto

         Objetivos – Compreender a pontuação como um elemento coesivo indispensável a compreensão de um texto.
         _ Construir conhecimentos acerca em uso dos sinais de pontuação em uso.

Procedimentos:
         Leitura pelos alunos: Laércio e Ana Paula
         Comunicar o grupo que iremos desenvolver um estudo sobre o uso da pontuação dentro do texto.
         Retomar o que estudamos o ano passado sobre  o uso da pontuação no texto a partir de alguns questionamentos.
         _ Ao ler um texto quais sinais de pontuação é observável dentro do mesmo?
         _ Por que é necessário a presença desses sinais em uma produção?
         _ Em quais situações vocês sabem fazer o uso deles?
         Informar ao grupo que neste momento eles estarão recebendo um texto onde terão que ler com o propósito de verificar qual a pontuação ausente.
         _ Com a leitura do texto foi possível perceber a ausência de que pontuação?
         Caso os alunos não consiga perceber a ausência dos pontos adequados pedir que faça a pontuação que achar necessário.
         Depois que perceberem a ausência da pontuação solicitar a separação da fala do narrador e do personagem pintando com diferentes cores.( narrador = azul, personagem = vermelho )
         Pedir aos alunos para pontuar o texto.
         Oportunizar as falas para que as crianças expressem sobre a pontuação utilizado no texto.
         Apresentar o texto no papel metro com a pontuação usada pelo autor para fazer comparações e explanar sobre o conteúdo em estudo.
         Sistematizar  sobre o uso do travessão e dos dois pontos e das aspas deixando claro em quais situações são utilizadas.
         Organizar na lousa juntamente com o grupo a sistematização do conhecimento do conteúdo em estudo.
         Registrar no caderno as descobertas sobre o uso da pontuação.

Plano de aula

Escola Municipal Eraldo Tinôco
Quarta – feira (06/04/2011)
Professor: Josselândia Soares
Diretor(a): Mª Amália Messias
Coordenador: Viviany Guedes Nascimento
Área de Estudo: Português
Conteúdo: Nome próprio ( letra inicial ).

Objetivo:
Ø Reconhecer a letra inicial do seu nome identificando-o e relacionando com outros nomes.

Procedimentos:
·          Atividade de rotina: conversa informal, oração, música ( o pintinho amarelinho, o cravo, pombinha branca e a barata), chamada nomina.
·          Organizar a turma na rodinha para ouvir a história.
·          Comunicar ao grupo que iremos realizar uma atividade que será relacionada ao nome do aluno.
·          Disponibilizar as fichas na rodinha com o nome de cada criança solicitando a localização da mesma.
·          Caso a criança não encontre seu próprio nome irei fazer algumas intervenções para apoiar
·          Será que esse nome  é realmente oi seu? Ou de outro colega?
·          Retomar o alfabeto fixo até que chegue até a inicial do nome da criança.
·          Observe se esse nome que você pegou inicia com essa letra?
·          Agora escolha qual é o seu nome.
·          Depois que todos localizarem o seu nome, apresentar uma sacola para a turma com  alguns objetos.
·          Quais objetos vocês imaginam que há dentro dessa sacola?
·          Espalhar os objetos na rodinha que eles escolham aquele que inicia com a letra do seu nome.
·          Socialização dos objetos escolhidos pelos alunos. Levantar conhecimentos para confirmar a relação do nome do objeto com o nome deles organizando uma lista no cartaz.
·          Qual o nome do objeto escolhido por você Amanda?
·          Por que você escolheu esse objeto?
·          Ele inicia com a letra tremida do seu nome?
·          A letrinha  que está no objeto é igual a primeira letra do seu nome?
·          Elas são iguais ou diferentes?
·          Qual o nome da letrinha?
·          No nosso alfabeto onde podemos encontrar essa letrinha?
·          Nesse momento iremos organizar uma lista dos objetos que foram escolhidos por vocês.
·          Qual o primeiro nome da lista?
·          Quem pegou um objeto que tem a inicial A? Além desse objeto existe outros? Qual:..
·          Nesse momento usarei a lista com os nomes , grupos
·           Prosseguir com esse trabalho com as demais criação até concluir a organização da lista.
·          Sistematização da lista pela professora;
·          Se houver tempo distribuir uma atividade.



Escola Municipal Eraldo Tinôco
Quarta – feira (06/04/2011)  -  (segundo momento)
Professor: Josselândia Soares
Diretor(a): Mª Amália Messias
Coordenador: Viviany Guedes Nascimento
Área de Estudo: Ciências Sociais.
Conteúdo: Como vive uma família?

Objetivo:
Ø Estudar a família para que eles conheçam melhor seus familiares e pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida;
Ø Reconhecer o esforço dos pais.

Procedimentos:
          ·          Organizar o grupo na rodinha;
          ·          Informar a turma que iremos trabalhar sobre a família;
          ·          Quais são as pessoas que fazem parte de uma família?
          ·          Sua família é pequena ou grande?
          ·          Quem cuida da casa?
          ·          quem é o chefe da família?
          ·          E vocês ajudam a mamãe em casa? em quê?
          ·          As pessoas de sua família trabalham em casa ou fora de casa?
          ·           Onde elas trabalham?
          ·          Qual a sua profissão?
          ·          Nos finais de semana sua família procura algum tipo de diversão? Como eles se divertem?
          ·          Eles tem tempo para vocês? Conversam e brincam quando podem?
          ·          O que sua família fez de importante que deixou você muito feliz?
          ·          Apresentar fotos de uma família trabalhando, se divertindo com os filhos, brincando e jantando;
          ·          Distribuir uma atividade para o grupo ;
          ·          Explicar como será desenvolvida;
          ·          Recolher.


Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professora: Joseane Ribeiro Rodrigues
Série: Grupo 05
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento farias
Diretora: Maria  Amália Messias Silva de Almeida

Plano de aula
Sexta- feira- 08-04-2011

Área de estudo: Linguagem Oral e escrita
Conteúdo: Leitura pelo aluno de uma lista de brinquedos
Objetivos:
·        Fazer uso de suas hipóteses de leitura, lendo mesmo sem saber ler convencionalmente para descobrir onde está a ficha com o nome brinquedo apresentado.
Procedimentos:

·          Rotina diária;
·          Iniciar a aula com a história- Pinóquio;
·          Conversar sobre a história:
_A história fala sobre o que?
_E você tem brinquedos?
_Qual o seu brinquedo preferido?
_Qual não tem e gostaria de ter?
·        Expor alguns brinquedos  falando sobre eles;
·        Informar que vamos trabalhar com uma lista diferente, construída todos nós juntos;
·        Apresentar um cartaz com gravuras dos brinquedos e fichas com os nomes destes brinquedos entre outros;
·        Explicar para eles como será desenvolvida atividade  de leitura para  aprender a ler;
·        Convidar os alunos em duplas para localizar entre as fichas onde está o nome do desenho e colar montando a lista;
·        Solicitar que fiquem atentos a sonorização das palavras para melhor entendimento na identificação das palavras;
·        1ª dupla- Darlan _ Maria Clara
Maria Clara- Qual o nome do objeto que será procurado? Olhem o desenho. Qual é? Bola – Onde estar escrito bola? Qual  destas fichas está a palavra bola?
A aluna aponta para outra palavra.
Porque você acha que esta Maria?
A aluna justifica
Você concorda Darlan? Por quê?
O aluno justifica: porque bola começa com  b e essa não.
Então Darlan mostre para a sua colega onde estar a palavra bola.
Agora cole a palavra e leia.
2ª dupla_ Isabel e Evelyn
Evelyn- Qual o nome a ser procurado agora?Veja o desenho. Qual é? carro;
Onde estar a palavra carro?Em qual destas fichas estar escrito carro?
   A aluna aponta a palavra correta.
   Por que você acha que é esta? Porque começa com a letra C.
 E a outra ficha começa com que letra?
 Você concorda Isabel? Sim
 Agora cole e leia a palavra.
  Continuar com outras duplas.
_ Rian e Enzio.                          _ Nathaly e Márcia.
_Guilherme e Anderson.           _Otávio e Hebert
_ João e Luis.
Prosseguir até terminar a lista intervindo para que avancem em seu aprendizado;
Informar que farão uma atividade como a lista e pintar;
Distribuir atividade_ irão olhar a lista e pintar o nome correto do brinquedo;
Circular pela sala orientando-os;
Recolher as atividades.
                                              Plano de aula ( quinta-feira)

Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professor(a): Nioclenia Almeida
Coordenador(a): Viviany Guedes Nascimento
Diretor(a): Maria Amália Messias
Área de Estudo: Língua Portuguesa
Período: 8:00 às 10:00
Data: 07/04/2011
Contexto de alfabetização, leitura pelo professor – Três moços malvados.

Objetivos:
Ø  Desenvolver comportamentos leitores, como o de, saber ouvir, compreender e discutir sobre o texto;
Ø  Apropriar-se da linguagem que se escreve de contos de assombração.
Procedimentos:
1.    Antes - Comunicar aos alunos que a pró realizará uma leitura de um conto de assombração, questionando:
·        Vocês sabem o que são contos de assombração?
·        Já ouviram algum? Onde? Quem contou?
·        Qual os contos de assombração que vocês conhecem?
·        Gostariam de ouvir um desses contos?
·        O que a pessoa costuma sentir quando ouve um conto de assombração?
·        Será que esses contos realmente existiram ou são estórias inventadas
·        Aclarar para o grupo o que é realmente um conto de assombração;
·        Realizar antecipações a partir do título, imagem, estimulando os alunos a ouvirem a estória
·        Organizar a roda de leitura, preparando o grupo para ouvir a estória, combinando:
·        Todos deverão se manter atentos durante a leitura;
·        Não realizar conversas aleatória durante o conto.
Apagar as luzes, acendendo uma vela na rodinha, a fim, de dar mais realismo ao conto.
2.    Durante - Iniciar a leitura atentando para a entonação da voz, realizar pausas estratégias, para que o grupo possa antecipar os acontecimentos e verificações com a continuidade da leitura;
Exemplo: Um dia, durante a caçada, escutaram uma voz grossa gritando no fundo do mato:?...
3.    Depois - Após o término do conto, tecer questionamentos como:
·        Gostaram do conto?
·        Do que se tratou esse texto?
·        Qual a parte mais interessante?
·        Vocês acham que realmente aconteceu?
·        Você sentiu medo durante a leitura? Em que parte?
·        Gostariam de ouvir outros contos de assombração?

BASE ALFABÉTICA:
Contexto: Leitura de palavras em lista, dentro do texto: “Samba Lelê”.
Objetivo:
Ø  Ler para aprender a ler, utilizando suas hipóteses de leitura.
Procedimentos:
1.    Esclarecer que continuaremos o estudo do texto Samba Lelê.
2.    Retomar o cartaz, contendo a cantiga, realizando a leitura pela pró com ajuste;
3.    Leitura coletiva com ajuste;
4.    Apresentar fichas com palavras retiradas do texto, espalhando-as pela lousa em meio a outras, a fim, de provocar problematizações;
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS:
1.    Hugo – qt                                           samba – santo
Jadson Santos – ql                            doente – pente
2.    Kaique – ql                                         cabeça - careca
Gilmar – Alf                                        precisava - princesa
3.    Reique – dif                                        Lelê – Pelé
Gilmara – ql                                        palmada – surra
4.    Leonardo – dif                                    pisa – lisa
Clevis – qt                                          saia – praia

5.    Cantar o texto lacunado para verificação das palavras faltosas.
Possíveis intervenções:
·        Hugo, você pode mostrar qual é a palavra “Samba”?
·        Por que você acha que essa seria a palavra “Samba”?
·        Existe outras palavras com “S”? Qual?
·        Então Samba poderia ser ela? Por quê?
·        Você pode ler Samba para a pró e os colegas?

Colégio Municipal Eraldo Tinôco
Diretora:Maria Amália Messias de Almeida
Coordenadora:Viviany Guedes Nascimento Farias
Projeto de Reescrita de Contos Populares
Eixo Língua portuguesa    Série 3º ano
Conteúdo- Paragrafação e Discurso Direto- Foco: Dois-pontos e travessão

          Plano de aula de revisão textual
Objetivos:
*Analisar e refletir os problemas apresentados no texto, discutindo as possibilidades para resolvê-los a fim de promover novos avanços, proporcionando uma crescente autonomia como produtores de texto;
 *Avançar no conhecimento a cerca da organização do texto em parágrafo e o uso da pontuação;

Procedimentos:
*Atividades de rotina;
*Leitura pelo professor:
*Informar aos alunos que iremos trabalhar com a revisão de um texto produzido por um dos alunos do grupo para qualificar ainda mais a produção, deixando claro que todos os textos deverão passar por um processo de revisão;
*Comunicar aos alunos que irão receber o texto mimeografado para levantar problemas que precisam ser resolvidos durante a revisão;

*Organizar a sala em duplas e distribuir os textos para análise;
*Socialização dos problemas levantados pelo grupo;
_Com a leitura do texto que problemas vocês conseguiram visualizar?
*Caso os alunos não consigam identificar os problemas, levantarei alguns questionamentos:
_Como aparece a organização deste texto? Está organizado em parágrafos , ou não?
_É possível perceber a fala do narrador e do personagem? Por que não?
*Recolher os textos mimeografados e prosseguir apresentando o mesmo no papel metro para iniciar o processo de melhoras;
*Leitura do texto pela pró para que eles levantem outros problemas ( uso das letras maiúsculas);
_Além do uso da pontuação e da paragrafação o que precisamos melhorar?  (Focar no uso das maiúsculas e a margem)
*Levantar questionamento para apoiar a análise do texto:
_Ao iniciar o texto foi considerado o uso da letra maiúscula e a margem? Por que?
_Ao ler o início da história é possível perceber que há falas de personagens e do narrador?
_Onde podemos localizar a fala do narrador e a do personagem?


*Localizar as falas destacando-as;
_Como poderíamos organizar este texto em parágrafos e separar as falas?
*Iniciar a escrita revisando o início, meio e final:
_Até onde podemos concluir o primeiro parágrafo? Qual é a pontuação usada ao concluir a fala do narrador?
_Podemos prosseguir no mesmo parágrafo com a fala da velha, ou não?
_Então, onde podemos escrevê-la?
_E a fala do personagem Pedro, em qual posição ela fica? Que pontuação devemos usar antes dela?
_Pensando na fala da velha, ela permanecerá junto com a fala de Pedro? O que fazer para separá-las? Que pontuação usaremos?
_Podemos dar continuidade com a fala do narrador no mesmo parágrafo que o personagem está falando?
_O que faremos para separá-las?
*Prosseguir com a revisão até concluir a história analisando e separando os discurso dos personagens, atentando para o uso da
                   
                       



Aluno(a)____________________________Data___/___/__                     
                      
                       Reescrita do conto
                           
                        A sopa de pedra
Um dia Pedro estava com fome e foi bater na porta de    uma velha rica que não aceitava convidados para o jantar e foi logo dizendo já jantei e não sobrou comida não faz mal disse Pedro se a senhora me emprestar uma panela com água e fogo eu faço uma sopa de pedra sopa de pera nunca ouvi falar pois é uma    sopa    boa    disse   Pedro                             a  velha  colocou  uma   panela  com  água  no   fogo.Pedro colocou umas pedras dentro disse a velha mas essa sopa vai ficar boa mesmo ficaria melhor se levasse cebola mas vai ficar bem até sem cebola isso eu posso arrumar disse a velha ficaria melhor com carne a velha lhe deu a carne porque estava curiosa para ver a tal sopa de pedra ficaria melhor se levasse tomate umas batatas e a velha dava tudo  que Pedro pedia por fim Pedro falou do sal a velha não negou Ele tirou as pedras  de dentro e tomou a sopa com grande apetite e disse quer provar a velha aceitou logo e foram comer juntos a velha achou deliciosa;   

Plano de aula (Quinta-feira)
Escola Municipal Eraldo Tinôco
Professor(a): Roseli de Almeida Figueredo  
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento
Diretora: Maria Amália Messias
Área de Estudo: Língua Portuguesa
Período: 8:00 às 10:00
Data: 07/04/2011
Turma: 2º ano     Turno: Vespertino
Português: Contexto de Alfabetização inicial – Leitura para aprender a ler.
Cantiga – “A barata”.

Objetivo –

Possibilitar o avanço na construção do sistema de escrita a partir da leitura de um texto que sabem de memória;
*utilizar as hipóteses de leitura para localizar o verso da cantiga.
Procedimentos:
__Atividade de rotina: Oração, música e leitura pelo professor de uma poesia.
__Informar aos alunos que iremos continuar o trabalho de leitura com a cantiga “A barata”;
__Retomar com o grupo a cantiga garantindo a memorização;
__Reapresentar o cartaz com o texto escrito para realizar a leitura ajustando  o oral ao escrito;
 __ Deixar claro para o grupo, como será o desenvolvimento da leitura no cartaz;
 __Comunicar ao grupo que a classe estará organizada em dupla onde um colega poderá ajudar o outro e que eles estarão   lendo para organizar os versos da cantiga;
__apresentar a cantiga no cartaz de forma desordenada;
__Convidar as duplas para realizar a leitura, fazendo a localização dos versos;
__Possíveis intervenções:
-Alexsandra e Devison – localizar o verso ela tem é uma só;
-Alexsandra aonde podemos encontrar o verso solicitado.
__Por que você acha que este realmente é o verso que a pró pediu?
__Possível respopsta__Porque começa com a letra E;
Pró_Mas tem outros versos que também tem a mesma inicial; mostrar os versos; E aí você continua achando que é esse o verso que a pró pediu? A aluna diz que sim; Solicitar a leitura do verso.
__Que palavra podemos ler nesse verso que não tem no outro? Caso ela não consiga mostrar a diferença, pediu ao colega Devison para mostrar a diferença;
-Cailane e Emilly: Onde está o verso “A barata diz que tem”, Cailane?
__Por que você acha que é esse o verso?
__Não poderia ser esse outro que também começa com a letra A? as mesmas palavras que têm nesse verso, têm também nesse outro? Leia aí para a pró?
-Agnaldo e Paulo Fernando-
Agnaldo, aonde está o verso “sete saias de filo?
__Por que você acha que é esse o verso? Tem mais versos que também começam com a letra S? Qual? Mostra aí para pró.
-Carol e Tiago:
-Carol, onde está o verso “É mentira da barata”?
-Wenderson e Vítor.
-“Um anel de formatura”.
-Letícia e Larissa
“O sapato é da mãe dela”.;
__Fazer o mesmo procedimento com todos os alunos, caso dê tempo;
À medida que os alunos fizerem a leitura numerar os versos para organizá-los;
__Depois, distribuir a atividade mimeografada para que eles possam transcrever os versos de forma ordenada;
__Orientações por duplas.







 Acompanhamentos das práticas

Escola Municipal Eraldo Tinôco
Data da observação – 31/03/11
Professor(a): Roseli de Almeida Figueredo  
Coordenadora: Viviany Guedes Nascimento
Diretora: Maria Amália Messias
Série – 2º Ano
Área – Língua portuguesa
        
         Contexto de alfabetização  - Leitura para aprender a ler da cantiga  A barata.
         Sabemos que o ato de alfabetizar não é uma tarefa tão simples e hoje acreditando na concepção de que para a criança está alfabetizada não basta simplesmente decodificar, é necessário que o indivíduo saiba ler e interpretar toda a circulação social. Diante deste contexto a escola é responsável pela formação deste ser precisa oferecer condições e desenvolver intervenções pedagógicas até a alfabetização que possibilite a criança a aprender e a ler atribuindo sentido, pensando e refletindo sobre o sistema de escrita.
         Por tanto para que o profissional desenvolva situações de ensino dentro desta concepção é preciso refletir a prática a partir de estudos e discussões para que venha desempenha sua função fundamental e acreditando na proposta de trabalho.
         Sendo assim juntamente com a educadora Roseli que atualmente exerce suas atividades pedagógicas na turma do 2º Ano, retomamos algumas reflexões sobre o processo de leitura na alfabetização inicial e depois pensamos em procedimentos metodológicos favorável ao trabalho da leitura que seria desenvolvido no grupo.
         Mediante ao trabalho feito na aula planejada posso ressaltar que a pró conseguiu desenvolver bem a proposta de ensino, oferecendo boas condições didáticas e condições desafiadoras que favoreceram reflexões sobre o que estava escroto para que as crianças lessem mesmo sem saber convencionalmente e possivelmente pudesse  avançar nas hipóteses de leitura. Durante esse trabalho pude contemplar a colaboração do grupo e os diferentes níveis de leitura inclusive crianças que na escrita está com baixo rendimento e na leitura está além do que se espera.
         Acompanhar essa aula foi de grande relevância pois pude visibilizar saberes e não saberes tanto dos educando quanto da educadora com o propósito de trazer reflexões no espaço de planejamento e sucessivamente qualificação da prática docente.
         Considerando o trabalho feito pela pró, nesse momento relatarei pontos fundamentais que  aconteceu durante o processo da leitura.
         Antes de iniciar a leitura pelas crianças a pró relembrou com o grupo a cantiga para garantir a memorização e a seqüência, depois leu a escrita do texto na cartaz.
         Prosseguido comunicou ao grupo a consigna e dei início apresentando o cartaz com os versos desordenados convidando agrupamentos produtivos para a localização seqüenciando a cantiga. Durante a leitura pude perceber que a intervenção aconteceu muito bem entre as crianças agrupadas como também a mediação do ensino.

 Agrupamento Cailane Emile

Pró – Cailane encontre o verso A barata diz que tem?
Cailane – Aqui professora mostrando o verso solicitado
Pró – Porque você acha que é este ?
Cailane – Porque começa com a letra B mostrando o nome barata.
Pró – Leia aí o verso e depois mostra onde inicia e termina.
Cailane – Começa aqui mostrando para a palavrinha A.
Pró – Então Cailane qual dos dois versos podemos ler A barata diz que tem.
Cailane – Este aqui
Pró – Por que ?
Cailane – Por que começa com a letra A.
Pró – Leia agora para confirmar se realmente é este.
Pró – Emile leia aí para sua coleguinha .
Agrupamento – Agnaldo e Paulo Fernando

Pró – Agnaldo localize onde podemos ler Sete saias de Filó?
Agnaldo – Este aqui mostrando o verso correto
Pró – O que levou você fazer esta escolha ?
Agnaldo – Pró por que começa com a letra S.
Pró – Mas neste verso “ O sapato é da mãe dela tem a letra S.
Agnaldo – Só que perto dessa letra tem a letra A e lá tem a letra É.
Pró -  Além disso o que há de diferente no inicio dos versos.
Agnaldo – Este come com a letra O.
Pró – Muito bem agora leia o verso Sete sais de Filó.

Agrupamento – Alexsandra e Deivison

Pró – Alexsandra localize o verso Ela tem é uma só.
Alexsandra – Aqui pró.
Pró – Porque você acha que é este?
Alexsandra – Porque tem a letra E e L.
Pró – Este verso aqui “ Ela tem é casca dura” também tem as letras E e L.
Alexsandra – Mas aqui mostrando para o final não tem o S e o O.
Pró – Leia para você confirmar o verso que  localizou.

Agrupamento – Emerson e Lavínia

Pró – Emerson localize o verso Um anel de formatura?
Emerson – Aqui
 Pró – Por que você localizou este ?
Emerson – Porque começa com UM.
Pró – Este verso aqui “ Um sapato de fivela” também começa com UM, então você continua afirmando que é este mesmo?
Emerson – Mas esta palavra aqui apontando para a segunda palavra
“  sapato” no verso começa com a letra S e a outra apontando para a palavra Anel começa com a letra A
Pró – Muito bem pensando você conseguiu localizar o verso correto e agora leia.

Assim a pró prosseguiu todo momento da leitura com os demais  agrupamentos intervindo e problematizando.






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário